REGIÕES ECONÔMICAS DA FEDERAÇÃO DA RÚSSIA
Região Econômica do Noroeste

Voltar à lista das regiões econômicas


A composição da Região Econômica se divide em 4 subdivisões: São Petersburgo (a cidade federal) e regiões de Leningrado, Novgorod, e Pskov. E sua área possui 196,5 mil km², com uma população de 7,8 milhões de pessoas cerca de 5,4% da população da Rússia.

A Região Econômica do Noroeste é caracterizada pela favorável posição econômica e geográfica, como está localizada na fronteira entre a Europa Oriental e a Rússia. Rios e lagos da orla da floresta úmida, realizada na parte norte do caminho "do varegues para os gregos”. O surgimento e o florescimento de Velikiy Novgorod e a fundação da nova capital (São Petersburgo) estão relacionado com os transporte e geográfica posições vantajosas. Região do Noroeste hospeda os centros antigos da Igreja Ortodoxa Russa.

Durante dois séculos São Petersburgo, foi à capital oficial do Império Russo, que tem fortalecido o desenvolvimento de toda a região. Atualmente, a Região do Noroeste está localizada entre os países do Leste Europeu: Finlândia, Estônia, Letônia, Europa Central e regiões econômicas do Norte da Rússia. Esta situação se desenvolveu entre as áreas economicamente mais fortes, e com recursos de base da Região do Norte que tem muitos benefícios para Região do Noroeste. Importante também é seu caminho para o Báltico, pois São Petersburgo possui o maior porto da Rússia na costa do mar Báltico.


Condições naturais e recursos

No território da Região Econômica do Noroeste foi muito influenciado por glaciações repetidas. Na sua baixa planície a mentira pronunciada, com uma variedade de colinas escarpadas, lagos e bacias com escoamento de água vazia e geleira derretida. Área muito pantanosa, com cerca de sete mil lagos de diversos tamanhos, e os seus maiores são: Ladoga, Onega, Tchudskoe e Ilmen. Existem muitos rios, mas os rios são relativamente curtos e jovens. O rio Neva é um dos rios mais abundante na parte européia da Rússia.

O clima da Região do Noroeste é caracterizado pela alta umidade e com mudanças moderadas do mar, já na costa o clima é temperado e continental. Os solos são principalmente podzólicos, em toda parte há também turfa. Suas vegetações naturais são as florestas de pinheiros, abetos com bétula, muito reduzidos (50%) e alterados. Na zona nordeste da floresta a preservação é melhor.

Os recursos minerais da Região Econômica do Noroeste são significativos: há um enorme depósito de argila refratária na região de Novgorod, pequenos depósitos de bauxita e fosfato na região de Leningrado. O único na Rússia é o depósito onde o xisto é extraído na região de Leningrado.


População

Como a maioria das áreas dos países europeus, a Região Econômica do Noroeste nos últimos 10 anos está perdendo a sua população. Isto é principalmente devido ao crescimento natural negativo, que atinge valores significativos nas regiões de Pskov e Novgorod (respectivamente -11% e -13%). Em duas outras subdivisões da região do Noroeste o declínio econômico natural é de 8-9%. Essas taxas baixas não podem substituir o influxo positivo mecânico da população.

Em São Petersburgo aumenta a proporção da população urbana (86,7%). São Petersburgo a segunda cidade mais populosa da Rússia com 4.628 mil pessoas. Ele parece estar adiando o potencial na própria cidade. Com sua influência não estão na zona das grandes cidades.

Uma população etnicamente homogênea, dentre os pequenos indígenas fino-úgricos devem ser atribuídos os Izhors e Veps. No oeste da região de Pskov vivem Setu (ortodoxos estonianos), que às vezes é definida como uma nação independente.

Indústria

As atividades econômicas da Região Econômica do Noroeste podem ser caracterizadas como a produção de altos produtos com alta tecnologia e mão-de-obra, a formação de pessoal altamente qualificado e a implementação das relações internacionais. Ramos muito importante do complexo industrial-militar, que resultou em um período de crise econômica a um declínio significativo da produção em muitas empresas.

Na ausência de recursos próprios manufatureiro na Região Econômica do Noroeste é fundamental, o domínio pela engenharia. É dividido em duas áreas principais: indústria centrada na força de trabalho altamente qualificado (eletrônica, instrumentação, engenharia elétrica) e na indústria que foram desenvolvidos no processo do complexo econômico do país (construção naval, incluindo os militares, a construção de carros, engenharia de energia, incluindo atômicas, máquinas-ferramentas e outras indústrias similares). São atribuídas usinas com fundição de metais não-ferrosos (São Petersburgo, Volkhov, Pikalevo e Boksitogorsk), refinaria de petróleo em Kirishi. Indústrias de fertilizantes estão em Velikiy Novgorod (azoto e complexos) e Kingisepp (fosfato e complexos).

A Região Econômica do Noroeste é atribuída através de um abrangente recurso florestal. Alguns materiais deverão ser feitos á medida que a indústria deveria ser obrigada a fornecer energia elétrica, baseada tanto em seus próprios recursos (Volhovsk, Svirsk, Narva e Slantsy hidrelétricas - saiba mais sobre usinas hidrelétricas) e em matérias-primas importadas (Pskov, Leningrado, Kirishi hidrelétricas e  usina nuclear de Leningrado - saiba mais sobre usinas nusleares).


Agricultura

A indústria alimentar da agricultura da Região Econômica do Noroeste é diversificada e, sobretudo, focada no fornecimento da população urbana com alimentos. A agricultura é especializada em produtos lácteos e carne bovina, suínas, aves, batata e produtos hortícolas, incluindo um terreno protegido. Em anos recentes, na região de Novgorod foram construídas diversas grandes empresas de alimentos de empresas estrangeiras (Cadbury, Dirol).


Transporte

O transporte é o foco em toda a Região Econômica do Noroeste São Petersburgo. Para ele convergem todas as vias de circulação (estradas, ferrovias, linhas de energia). O papel de São Petersburgo, como um complexo portuário é muito alto, porque ele serve a um número significativo de carga marítima internacional na Rússia. A perda de muitos portos, após o colapso da União Soviética, prevê a construção de cais adicionais e novas instalações portuárias na costa do Golfo da Finlândia (Vyborg, Ust-Luga) (saiba mais sobre portos marítimos). Espera-se continuar o gasoduto de Kirishi de um terminal de petróleo na costa.

Região do Noroeste, São Petersburgo é especialmente uma importante zona turística da Rússia.




voltar ao topo





Projeto Russo-Brasileiro implementado pelo IDEM
utilização de informações é possível somente com a autorização por escrito do editor
Fundador - Centro Científico IDEM Rússia-Brasil copyright © 2009-2016
mapa do site