FEDERAÇÃO DA RÚSSIA - CULTURA DA RÚSSIA
Os teatros russos
Veja também:
Educação da Rússia
Alfabeto russo e a lingua russa
Cultura da Rússia - os museus russos
Informações gerais sobre a Rússia: a geografia, língua, população, governo e sistema político
Os primeiros russos no Brasil, a história da imigração russa
Os teatros da Rússia: O Teatro Bolshoi e Teatro Mariinski.
Fotos e informações
Para ampliar clique na imagem
O número total de teatros na Rússia (final de 2008) - 586
Teatros da Rússia. O Estatal Acadêmico Grande Teatro da Rússia (Teatro Bolshoi)
Cultura da Rússia. Teatro Bolshoi (Grande) em Moscou - as vistas do teatro na parte de fora e dentro
Teatro Bolshoi (Grande) é o Teatro Nacional da Rússia e o centro da cultura musical do mundo. O Teatro Bolshoi está localizado no centro de Moscou, na Praça do Teatro. O atual prédio do Teatro Grande foi construído em 1825 pelo projeto do arquiteto O. Bove.
Teatro Bolshoi - um dos mais importantes teatros da ópera e balé do mundo. A base do repertório - as obras-primas de teatro musical russo dos séculos XIX-XX, assim como a criação de novas obras-primas, contribuindo para o desenvolvimento da ópera e do balé da Rússia. 70% do repertório do Teatro Grande - as obras de compositores russos.
Cultura da Rússia. Balé "La Bayadère", no Teatro Bolshoi (Grande) em Moscou
(esquerda para a direita: Nikia - Svetlana Zakharova, foto de D. Yusupov; Nikia - Maria Allash, foto de N. Balisheva; Nikia - Nadejda Gratcheva, Solor - Andrey Uvarov, foto de N. Balisheva)
O repertório do Teatro Bolshoi é formado em três áreas principais:
- obras clássicas do teatro musical nacional dos séculos XIX-XX (conjunto das óperas "Mazeppa", "Eugene Onegin" e "A Dama de Espadas" de P.I. Tchaikovsky; "Khovanshchina" e "Boris Godunov " de M.P. Mussorgsky"; "A Lenda sobre da Cidade Invisível de Kitezh e a Donzela Fevronia" de N.A. Rimsky-Korsakov; "O Jogador", "Anjo de Fogo" e "Guerra e Paz" de S.S. Prokofiev, "Lady Macbeth de Mtsensk" de D.D. Shostakovich; também como balés "Romeu e Julieta" e "Cinderela" de Prokofiev, "Arroio claro" e "Século de ouro" Shostakovitch, "Chamas de Paris" de Asafiev, balés de Leonid Myassin e outras;
- obras-primas de escolas da ópera e balé de outras nacionalidades (óperas "Macbeth", "Falstaff", "Aida" de Verdi; "Turandot" e "Madama Butterfly" de Puccini; "Carmen" de Bizet, "Holandês Voador" de Wagner; "A Flauta Mágica" de Mozart; "Fidelio" de Beethoven; "Salomé" de Richard Strauss; também como balés de coreógrafos estrangeiros modernos - "Sonho de uma noite de verão" de John Neumeier, "Lição" de Flemming Flindt,"No quarto em cima" de Twyla Tharp, sete balés de George Balanchine;
- óperas e balés modernos, a realização de novas obras como uma ferramenta para o gênero de teatro musical (a estréia mundial da ópera "As crianças de Rosenthal" de Desyatnikov, o sarau de coreógrafos russos modernos, uma estréia mundial de balé "Misericórdes", dirigido por Christopher Wheeldon).
Página do Teatro Bolshoi (Grande) na Internet: http://www.bolshoi.ru
Cultura da Rússia. Balé "La Bayadère", no Teatro Bolshoi (Grande) em Moscou
(esquerda para a direita: Nikia - Ekaterina Shipulina, foto de N. Balisheva; Nikia - Svetlana Zakharova, Gamzaty - Ekaterina Kriisanova, foto de E. Fetisova; Nikia - Natalya Osipova, foto de E. Fetisova)
Teatros da Rússia. O Estatal Acadêmico Teatro Mariinski em São Petersburgo
Cultura da Rússia. Teatro Mariinski em São Petersburgo - as vistas do teatro na parte de fora
Teatro Mariinski é o maior teatro da ópera e balé da Rússia, um dos mais antigos teatros musicais do pais. O teatro está localizado em São Petersburgo, na Praça do Teatro. Teatro Mariinski tem suas origens de Teatro de Pedra (Grande), que foi estabelecido em 1783. Num prédio moderno (reconstruído após o incêndio) o teatro existe desde 1860. Então ele tem um novo nome - o Teatro Mariinski. O auditório foi projetado para 1.625 lugares. Em 1920, o Teatro Mariinski foi rebatizado no Estatal Acadêmico Teatro de Ópera e Balé. Em 1935 o teatro foi nomeado um dos líderes da União Soviética - Kirov (é por isso que nos países ocidentais, o teatro muitas vezes foi chamado de "Kirov"), em 1992, voltou ao seu nome original - Mariinski.
Cultura da Rússia. Teatro Mariinski em São Petersburgo - as vistas do teatro na parte de dentro
No palco de Teatro Mariinskii, encenadas as óperas de Pashkevich, Sokolovsky, em 1815 foi à estréia da ópera "Ivan Susanin" de Kavos. Aqui realizou as primeiras produções no palco russo da ópera "A Flauta Mágica" de Mozart (1818), "Cinderela", "Il Barbiere di Siviglia", "Semíramis"(1821-23) de Rossini, "O Franco Atirador" de Weber(1824), "Norma", "La Traviata" (1837) e "Os puritanos" (1840) de Bellini, "Lucia di Lammermoor" (1840) de Donizetti, e outros.
Acontecimentos marcantes na história da música russa têm estréias mundiais de óperas de Glinka "A vida para o Tsar" (1836) e "Ruslan e Ludmila" (1842). Em 1829 no teatro a quase indivisível balançou o trupe italiana (que incluía cantores, tais como pendentes Rubini, Viardot-Garcia, Tamburini, Giulia Grisi, Lablache, Mario). Somente na segunda metade dos 50 anos de século XIX o teatro resolveu mostrar as obras russas, dos quais destacamos a estréia mundial de "Sereia" de Dargomyzhsky (1856). A ópera "A vida para o Tsar" no recém construído prédio do teatro, em 1860, na verdade, abriu o Teatro Mariinsky (no Teatro Grande até 1886 continuou a apresentar a trupe italiana).
Cultura da Rússia. Teatro Mariinski em São Petersburgo - maestro e diretor do teatro Valery Gergiev e a orquestra de Mariinski
No Teatro Mariinsky, cantaram os cantores pendentes: Bulahov, Sandunova, Petrova (Vorobieva), Petrov; no final do XIX -início do século XX: Stravinsky, Ershov, Zbrueva, Litvin, Chaliapin, Sobinov e outros. Mais tarde, no teatro cantaram Andreev, Petrauskas, Gorskaya, Preobrazhenskaya, Shtokolov, Kovaleva. Em nossos dias têm sido reconhecidos como cantores de destaque Borodin, Gorchakov, Prokina, Tsydypova, Diadkova, Chernov, Putilin, Morozov, Galuzin e muitos outros. No Teatro Mariinski trabalharam os grandes maestros como Liadov, Napravnik, Coates, Kupnr, Malko, Pokhitonov, Dranishnikov, Gauk, Pazovsky, Khaikin, Temirkanov. Desde 1988, o diretor artístico e regente principal do Teatro Mariinski é Valery Gergiev. Ópera de Teatro Mariinskii é freqüentemente em excursões ao exterior. Entre as produções modernas destacamos "Salomé" (1995), "Othello", "O Jogador" de Prokofiev, "Lady Macbeth de Mtsensk" de Shostakovitch (todos em 1996) e outros.
Página do Teatro Mariinski na Internet: http://www.mariinsky.ru
Cultura da Rússia. Teatro Mariinski em São Petersburgo (esquerda para a direita: concerto de Yuri Bashmet; bailarina Uliana Lopatkina; ópera "Mazeppa"; bailarina Alina Somova)
Ministério da Cultura da Rússia - http://www.mkrf.ru
Veja também:
Vegetação e a flora da Rússia: plantas russas, descrição e fotos - ir
Animais e a fauna da Rússia: especificações e fotos - ir
voltar ao topo
|