REGIÕES ECONÔMICAS DA FEDERAÇÃO DA RÚSSIA
Região Econômica dos Urais

Voltar à lista das regiões econômicas


A composição da Região Econômica dos Urais é formada por 8 subdivisões federais - Bashkortostão, Udmurtia, Território de Perm, regiões de Sverdlovsk, Chelyabinsk, Kurgan, e Orenburgo.

Sua área possui cerca de 824,0 km², com uma população de 20,2 milhões de pessoas (14% da população da Rússia).

A Região Econômica dos Urais está localizada na junção dos economicamente desenvolvidos da parte européia da Rússia e as áreas esmagadoras no leste.

A situação econômica e geográfica da região dos Urais varia significativamente, como o seu desenvolvimento, bem como o desenvolvimento das zonas vizinhas. Com o desenvolvimento das vias de transporte para os Urais fornecendo matérias-primas e combustível a partir do leste e bens manufaturados a partir do oeste.

Os recursos naturais têm contribuído para a formação dos Urais na área industrial. Já no século XVIII são derretidos 2/3 dos metais não ferrosos e 90% de cobre da Rússia. A multi-população étnica da Região Econômica dos Urais proporciona pessoal para a indústria e para a agricultura. O desenvolvimento da agricultura é significativamente limitado pelas duras condições climáticas.


Condições naturais e recursos

A região foi formada em torno dos altos e baixos dos Urais. O ponto mais alto dos Urais é o Monte Narodnaya (Monte do Povo). As alturas do Polar e do Norte Urais possui cerca de 1000 m. No Urais médio, cujo território principalmente está localizado na região econômica dos Urais, é o menor com uma média de 600-800 m. A encosta ocidental dos Urais é plana. Os intervalos dos Urais estão esculpidos nos vales dos numerosos rios (há mais de 69 mil), os principais rios - Kama, Chusovaya, Ufa, Belaya, Samara e Ural.

O clima da Região Econômica dos Urais é muito diversificado, como o clima das zonas montanhosas. Em geral, o clima dos Urais é pouco diferente do clima das áreas vizinhas da planície, mas a zona climática em que se mudou para o sul. O clima da tundra de montanha cruza com o clima das planícies da taiga e montanhas da taiga com o clima de estepe das planícies da Sibéria Ocidental e Russa etc.

A grande área nos Urais possui florestas de taiga (abeto, cedro, pinheiro e outras árvores). Ao sul, eles gradualmente foram substituídos por florestas de folhas largas, floresta-estepe e estepe (veja mais).

A Região Econômica dos Urais extraordinariamente rica em vários minerais. E os recursos dos Urais são amplamente utilizados por diversos séculos, mas até agora ele continua a ser enormes em recursos minerais. Campos de petróleo e gás estão localizados nos Urais. A encosta oriental dos Urais contém grandes reservas de ferro, cobre e minério de níquel. Além disso, existem depósitos de complexo de minério de ferro, também contém cromo, titânio, vanádio, depósitos de amianto, mármore, talco e semi-pedras preciosas (malaquita, jaspe, ametista). Há ouro, platina, pedras preciosas. A impregnação dos Urais de matérias-primas minerais é duas vezes superior à média da Rússia.

No norte da Região Econômica dos Urais as matas preservadas, são adequadas para uso industrial.


População

A Região Econômica dos Urais é uma das regiões mais altamente urbanizadas da Rússia. A população urbana se aproxima de 75%. Pelo número de assentamentos urbanos são de 150 cidades e 235 municípios a Região Econômica dos Urais só perde para a Região Econômica Central. A Região dos Urais ocupa o primeiro lugar no número de cidades-milionárias (Ekaterinburgo, Ufa, Chelyabinsk e Perm). Muitas cidades têm estabelecido aglomerações urbanas.

No território da região dos Urais, há duas repúblicas, o que indica uma estrutura nacional uniforme. Mas, mesmo nessas regiões o número de russo excede o número de pessoas de outras nacionalidades. E as nações indígenas em Bashkortostão (bachquiiros) o tamanho é ainda o terceiro lugar depois de russo e tártaro. Também na região vivem komi-permyacos e udmurtos.


Indústria

A Região dá quase metade de metais ferrosos da Rússia (ferro, aço, laminados de metal e canos). Foram instaladas grandes usinas: Magnitogorsk, Nizhny Tagil, Chelyabinsk e Orsk-Khalilovsk (Novotroitsk).

Na Região dos Urais é consideravelmente o desenvolvimento econômico da metalurgia de metais não ferrosos. A metalurgia de metais não ferrosos é representada por todas as fases da produção de cobre, níquel, alumínio, titânio, magnésio e zinco de fundição. Na maioria dos casos, utilizam-se matérias-primas locais. Com base no não desperdício, os metais não ferrosos produzem o ácido sulfúrico, fertilizantes fosfatados (concentrado de apatita trouxe).

A indústria química da Região Econômica dos Urais está intimamente ligada à indústria de combustíveis. Nos Urais, há 7 refinarias de petróleo. Os produtos resultantes são a produção de plásticos, fibras químicas, de borracha sintética, produtos de borracha e pneus. Ao limpar um condensado de gás hélio (projeto no Orenburgo é uma das 9 do mundo), enxofre e hidrocarbonetos. A química de base, antes da produção de fertilizantes de potássio no Território de Perm, dá 100% deste tipo de adubo e 1/2 partes de fertilizantes da Rússia, refrigerantes, produtos orgânicos clorados (Solikamsk, Berezniki).

Florestas da Região Econômica dos Urais também são representadas por todas as fases da produção. A Região dá mais de 12% de toda a madeira da Rússia, mais de 25% de papel. As maiorias das empresas estão concentradas na região de Sverdlovsk e no Território de Perm.

A engenharia dos Urais é especializada na produção de mineração, de produtos químicos, equipamentos de energia, máquinas agrícolas e de transporte. Foi à construção de ferramentas essenciais, instrumentos para a engenharia elétrica e eletrônica. A característica distintiva dos Urais é a engenharia do aço.

Agricultura

Grande parte dos produtos produzidos pelas empresas agrícolas da Região Econômica dos Urais é consumida dentro do distrito, como a população urbana significativa. Dos ramos de especialização devem ser feitas de produção de linho em Udmúrtia, beterraba de açúcar e mel em Bashkortostão, de trigo forte nas regiões do sul.


Transporte

Região Econômica dos Urais no território, o trânsito é que determina o desenvolvimento de diferentes modos de transporte. Em Cheliabinsk começa o transporte ferroviário na Trans-Sibéria. No curto prazo os Urais recebem um adicional de saída para o norte da Rússia européia através de Perm-Kudymkar-Syktyvkar.




voltar ao topo





Projeto Russo-Brasileiro implementado pelo IDEM
utilização de informações é possível somente com a autorização por escrito do editor
Fundador - Centro Científico IDEM Rússia-Brasil copyright © 2009-2016
mapa do site