SUBDIVISÕES DA RÚSSIA - REGIÃO DE IRKUTSK

bandeira da região de Irkutskbrasão da região de Irkutsk

Geografia

Região de Irkutsk é a parte do Distrito Federal da Sibéria e está localizada na parte sul da Sibéria Oriental.

A área total da Região de Irkutsk possui 774,8 mil km², que é 4,6% do território da Rússia. Pela área a Região de Irkutsk ocupa 6º lugar entre as 20 subdivisões da Sibéria.

A Região de Irkutsk é limitada: ao sul e sudeste - com a República da Buriácia, a sudoeste - com a República da Tuva, no oeste - com Território de Krasnoyarsk, a nordeste - com a República de Iacútia (Sakha), no leste – com o Território de Trans-Baikal. A distância de Moscou para Irkutsk (a capital da Região de Irkutsk) é de 5042 km.


História

A Região de Irkutsk foi formada em 26 de Setembro de 1937. Em 1 de Janeiro de 2008 foi formada uma nova subdivisão da federação, como resultado da unificação da Região de Irkutsk e o Distrito Autônomo da Ust-Orda.


Subdivisões

A composição da Região de Irkutsk inclui 33 municípios, 9 distritos urbanos, 67 assentamentos urbanos, 365 assentamentos rurais.


População

A população da Região de Irkutsk possui cerca de 2.505.577 pessoas (01/01/2009). Pela densidade da população a Região de Irkutsk ocupa 8º lugar entre as subdivisões da Sibéria (de 15,3 pessoas por 1 km²). Pelo número de moradores a Região de Irkutsk é inferior na Sibéria apenas a Região de Tiumen, Território de Krasnoyarsk e a Região de Kemerovo.

A capital da região é a cidade de Irkutsk, com uma população de 575,9 mil pessoas. A maioria da população da Região de Irkutsk (79%) vive em áreas urbanas. As outras maiores cidades da Região de Irkutsk são: Bratsk (281 mil pessoas), Angarsk (272,4 mil pessoas), Ust-Ilimsk (108,9 mil pessoas), Usolie-Sibirskoye (104,6 mil pessoas), Cheremhovo (90,8 mil pessoas), Shelekhov (52,5 mil pessoas).

Composição étnica da Região de Irkutsk: russos - 89%, buriatos - 3%, ucranianos - 2%, e os tártaros, bielorrussos, chuvacos, etc.


Clima

Na Região de Irkutsk 160-180 dias por ano, mantém uma temperatura constante inferior a 0 ºC. Os invernos são frios (temperatura de Janeiro é de -17ºC a -33ºC). O verão é quente e seco na primeira metade (temperatura de Julho é de +17ºC a +33ºC) e chuvoso na segunda metade.


Natureza e recursos naturais

A flora da Região de Irkutsk inclui 1733 espécies de plantas superiores, entre elas possui 605 espécies de plantas medicinais e 224 espécies de plantas comestíveis.

Fauna da Região de Irkutsk é rica e variada. Na Região de Irkutsk existem 68 espécies de mamíferos, 322 espécies de aves, 6 espécies de répteis e 5 espécies de anfíbios. Destas, umas das especialmente protegidas e incluídas na lista principal do Livro Vermelho da Rússia, bem como necessitam de uma atenção especial existem 35 espécies. Além disso, na Região de Irkutsk possui 81 espécies de animais regionalmente raras. Alce, veado, corço, javali, esquilo, raposa, aves e outros animais são os principais objetos de caça. Na Região de Irkutsk existem 71 herdades de caça, com uma área total de terreno de caça de 84.212 mil hectares.

Na Região de Irkutsk habitam 57 espécies de peixes. Área de pesca inclui as águas do Lago Baikal (na região de Irkutsk), reservatórios de água, os rios Angara, Chuna, Birusa, Khatanga, Baixa Tunguska e seus afluentes e lagos em suas bacias. A área total do estoque de pesca da Região de Irkutsk é de cerca de 2 milhões de hectares, incluindo 800 mil hectares nos reservatórios.

A Região de Irkutsk é rica em minerais. Os principais recursos minerais da Região de Irkutsk são hidrocarbonetos, ouro, mica, ferro, carvão e o sal. A Região é rica em depósitos de matérias-primas para a siderurgia. Há motivos sérios para identificação dos depósitos de manganês, diamantes, minerais polimetálicos, estanho, enxofre. Atualmente, na Região de Irkutsk em volumes significativos são extraídos o carvão, minério de ferro, ouro, sal, cimento e materiais de revestimento, gesso, pedras coloridas, materiais de construção.

Hoje, a Sibéria Oriental pelo projeto de recursos petrolíferos e de gás entre as áreas geológicas mais favoráveis na parte continental da Rússia. Previstos recursos de hidrocarbonetos recuperáveis no interior da Região de Irkutsk são de 2.050 milhões toneladas do petróleo e de 7,5 trlh.m³ de gás. Na Região de Irkutsk foram descobertos grandes depósitos: Kovykta (gás), Verkhnechonskoye, Yaraktinskoe, Dulisminskoe (petróleo, gás).

Os recursos de carvão da Região de Irkutsk estão concentrados na bacia de Irkutsk e na parte sul da bacia da Tunguska, nas regiões carboníferas de Poymenno-Cheremshansk e Transbaikal. A maioria das reservas registradas de carvão (96%) é concentrada e extraída na bacia carbonífera de Irkutsk, no sul da Região.

Na produção de ouro a Região de Irkutsk tradicionalmente ocupa 3° ou 4° lugar na Rússia (10% da produção total da Rússia). Mais de 95% do ouro extraído na área de Bodaibo, por 150 anos já foi extraído cerca de 1200 toneladas de metal. Na Região de Irkutsk existem 326 depósitos de ouro.

Na Região de Irkutsk são explorados grandes reservas de minério de ferro. Os depósitos de minério de ferro estão concentrados em quatro distritos: Angara-Ilim, Angara-Chunsk, Angara-Katsk e Irkutno-Kitoisk.

O complexo de mineração participa de 11% na produção industrial da Região de Irkutsk. A estrutura do valor dos produtos do complexo de mineração: ouro - 47%, carvão - 28%, minério de ferro - 18%, outros minerais - 7%, incluindo petróleo e gás - menos de 1%.

As reservas potenciais de recursos hidrelétricos da Região de Irkutsk são estimadas em 200-250 bilhões kWh por ano. Na Região de Irkutsk foram construídas três usinas hidrelétricas no rio Angara com a potência total de 9,1 GWh (Irkutsk, Bratsk e Ust-Ilim), bem como uma hidrelétrica no rio Mamakan (afluente do rio Vitim) com a potência de cerca 100 MWh (veja mais).

Também digno de nota é o Lago Baikal. Sua área é superior a 31 mil km². Devido à grande profundidade (até 1620 m), é dominada por um enorme volume de água doce - 23 mil km³. O papel do lago Baikal, no desenvolvimento sócioeconômico da sociedade como um enorme reservatório de água doce, como um habitat para mais de 2000 organismos vivos, como a zona de desenvolvimento do turismo e outras capacidades, nos últimos anos aumentou rapidamente (veja mais sobre o Baikal).

Economia

Região de Irkutsk é uma grande região industrial da Rússia. Na produção de toda a Rússia a Região de Irkutsk oferece 6,5% de energia elétrica, 15% de remoção de madeira comercializável, 6% de carvão, quase 20% de toda a produção de celulose, mais de 10% de papelão, reciclada cerca de 9% de petróleo. Região de Irkutsk é um membro do Região Econômica da Sibéria Oriental.

As principais indústrias da Região de Irkutsk são: construção de máquinas, siderurgia, mineração, indústria química, refina de petróleo, indústria de madeira.

Os principais centros industriais da Região de Irkutsk são: as cidades de Irkutsk, Bratsk, Ust-Ilim, Angarsk, Cheremkhovo, Sayansk.

Região de Irkutsk possui uma extensa e bem desenvolvida infra-estrutura de transporte, prestada por diversos modos de transporte. A principal via de transporte da Região de Irkutsk é a Ferrovia Transiberiana. No território da Região de Irkutsk, da cidade de Taishet para o leste, estende-se o trecho oeste da Ferrovia de Baikal-Amur. O comprimento dos caminhos de ferro na Região de Irkutsk é de cerca de 2500 km.

Rede de estradas bem desenvolvida permite transportar as mercadorias por estrada na maioria dos assentamentos da Região de Irkutsk. O comprimento das estradas com superfície dura há mais de 12 mil km.

Na Região de Irkutsk procedem os maiores rios navegáveis - Angara, Lena, Baixa Tunguska, que levam ao desenvolvimento do transporte de água, que representa cerca de 10% do volume total de cargas transportadas. Os principais portos da Região de Irkutsk estão localizados no rio Lena (Kirensk) e rio Osetr (Ust-Kut). Através dessas portas é que são entregues as cargas para a República da Iacútia (Sakha) e no porto do norte Tiksi (veja mais).

O transporte aéreo, incluindo internacional, é realizado principalmente por dois aeroportos situados nas cidades de Irkutsk e Bratsk.

Na Região de Irkutsk estão mais de 40 instituições de ensino superior. Além das pesquisas críticas de base, os cientistas fizeram uma contribuição significativa para o desenvolvimento do potencial sócioeconômico da Região de Irkutsk.


Site oficial da Região de Irkutsk: http://www.irkobl.ru




voltar ao topo





Projeto Russo-Brasileiro implementado pelo IDEM
utilização de informações é possível somente com a autorização por escrito do editor
Fundador - Centro Científico IDEM Rússia-Brasil copyright © 2009-2016
mapa do site