SUBDIVISÕES DA RÚSSIA - REGIÃO DE KALUGA

bandeira da Região de Kaluga - Rússiabrasão da Região de Kaluga - Rússia

¨

Geografia

A Região de Kaluga (Kalujskaya Oblast) está localizada no coração da Rússia européia, na Planície Européia Oriental (Planície Russa), na bacia do rio Oka. A Região de Kaluga é um membro do Distrito Federal Central da Rússia. A Região de Kaluga faz fronteira com as regiões de Moscou, Tula, Briansk, Smolensk e de Oriol. A área da Região de Kaluga é de 29,8 mil km². A região tem uma extensão de 225 km no sentido norte-sul e de 220 km no sentido leste-oeste.

História

A Região de Kaluga foi fundada em 05 de Julho de 1944. Na sua composição foram incluídas algumas áreas das regiões de Tula, Moscou, Smolensk e de Oriol.

Subdivisões

A Região de Kaluga é composta por 317 municípios, incluindo duas zonas urbanas, 24 distritos municipais, 29 assentamentos urbanos e 262 assentamentos rurais. O centro regional é a cidade de Kaluga, localizada a 188 km ao sudoeste de Moscou.

População

A Região de Kaluga possui uma população de 1.002,9 mil pessoas, onde os 74,9% são moradores urbanos e os 25,1% são moradores rurais. A densidade populacional da Região de Kaluga é de 33,5 habitantes por km². A maioria da população da Região de Kaluga é russa (93,5%), também vivem ucranianos, bielorrussos, armênios, tártaros, etc.

As maiores cidades da Região de Kaluga são: Kaluga (341,7 mil pessoas), Obninsk (105,5 mil pessoas), Lyudinovo (41,2 mil pessoas), Kirov (38,9 mil pessoas), Maloyaroslavetz (31,3 mil pessoas), Balabanovo (23,1 mil pessoas), etc.

Clima

O clima da Região de Kaluga é temperado continental, com os verões moderadamente quentes e úmidos e os invernos moderadamente frios, registrando-se uma contínua cobertura de neve. A temperatura média no mês de Julho é de +17 a +18 °C e no mês de Janeiro é de -9 a -10 °C.

As precipitações médias anuais na Região de Kaluga variam entre 365 e 1.000 mm.

Natureza e recursos naturais

A Região de Kaluga está localizada na parte central da Planície Européia Oriental. No oeste e noroeste da região situa-se a Colina de Smolensk (com uma altura de 279 m) e no leste é o Planalto Central Russo.

Na Região de Kaluga correm 2045 rios com um comprimento total de 11.853 km. Os principais rios da Região de Kaluga são: Oka, Ugra, Desna, Zhizdra e Bolva. Na região existem 17 reservatórios com o volume útil de 79 milhões de m³.

Na Região de Kaluga são explorados 19 tipos de minerais. Entre eles estão o carvão marrom (bacia carbonífera de Moscou), argila refratária, areia, vidro, rocha fosfática, calcário, gesso, água mineral, etc.

A Região de Kaluga está situada em zona florestal da Rússia. Florestas mistas e de folhas largas cobrem mais dos 43% da área total. Entre as árvores predominam: bétula, choupo, pinheiro, abeto, carvalho, amieiro e tília (veja mais).

Na Região de Kaluga habitam 68 espécies de mamíferos, 11 espécies de anfíbios, 167 espécies de aves e 43 espécies de peixes. Aqui, encontram-se o alce, javali, lobo, raposa, coelho, esquilo, marta, doninha, etc (veja mais).

Na Região de Kaluga existem: a Reserva "Kaluzhskie Zaseki", o Parque Nacional de Ugra, Reserva Natural "Tarusa", etc.


Economia

A indústria ocupa a posição de liderança na estrutura econômica da Região de Kaluga. A produção industrial total consiste em engenharia e metalurgia (67%), indústria alimentícia (14%), indústria da madeira (4,5%) e geração de energia (4,5%).

Na Região de Kaluga são desenvolvidos vários tipos de construção de máquinas, incluindo a produção de carros, locomotivas, turbinas, televisores, construções metálicas, etc. A indústria alimentícia está representada pela produção de cerveja, carne, vinho, produtos lácteos, etc.

Além de produtos da indústria madeireira (papel, madeira compensada, papelão, fogões de madeira), na Região de Kaluga são produzidos materiais de construção (tijolos, cerâmica, estruturas de concreto armado), borracha e produtos plásticos (tubos e perfis), produtos químicos e têxteis.

Na Região de Kaluga está localizada a Usina nuclear de Obninsk, que é a mais antiga da Rússia e foi inaugurada em 1954. Também na região existem cinco usinas termelétricas.

O complexo agro-industrial ocupa um lugar significativo na economia da Região de Kaluga. Os principais ramos da agricultura são: a criação de bovinos (por leite e carne), cultivo de plantas (batata, linho, frutas) e silvicultura.

A Região de Kaluga tem uma infra-estrutura de transporte bem desenvolvida. Em termos de densidade de ferrovias e estradas, a Região de Kaluga está no topo entre as vinte regiões da Rússia. Através da Região de Kaluga passam duas das principais rodovias de importância internacional (Moscou-Brest e Moscou-Kiev). O comprimento total da rede rodoviária da Região de Kaluga é de mais de 5 mil km, dos