FEDERAÇÃO DA RÚSSIA - ECONOMIA DA RÚSSIA - EXPORTAÇÃO
As principais empresas de exportação da Rússia
Aeronaves civis e militares, aviões russos
A Rússia foi, é e será uma grande potência aérea, que fez a contribuição inestimável para a indústria de aviação mundial.
Mais informações sobre a história da aviação da Rússia veja aqui.
Os aviões da Rússia. Avião civil de longa distância IL-96
Desenvolvedor: "Complexo de Aviação de S.V. Ilyushin"
Primeiro vôo: 1988
As aeronaves civis da Rússia. O avião de passageiros russo IL-96
O projeto de avião de passageiros IL-96 foi desenvolvido em 1978, na União Soviética, sob a liderança de construtor famoso Serguei Ilyushin (veja mais aqui).
No total, o IL-96-300 apresenta as soluções científicas e técnicas protegidas por 14 russos e 29 patentes estrangeiras, 167 certificados de direitos autorais.
Em 28 de Setembro de 1988 o novo avião primeiro vez se levou para o céu. Durante os testes, a aeronave realizou uma única série de vôos na distância até 14,840 km. O avião foi testado em Yakutsk com a temperatura de -50 °C e em Tashkent, com +40 °C. O avião de passageiros IL-96-300 começou a ser produzido em massa a partir de 1992.
Agora na Rússia e nos outros países são operadas as 17 aeronaves IL-96-300.
Os aviões de passageiros IL-96-300 têm capacidade para transportar de 257 a 289 passageiros na distância até 13.500 km. A aeronave é muito confortável e pode ser operada em todas as regiões do mundo.
O esquema de aeronaves civis IL-96-300 é variável, dependendo dos requisitos dos clientes.
O sistema de navegação a bordo permite automação completa de pilotagem sobre quaisquer áreas do mundo, bem como realizar aterragem automática na categoria IIIA da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).
O avião IL-96-300 pode realizar vôos diretos em rotas que ligam a Rússia com a América, Oriente Médio e Extremo Oriente.
As aeronaves civis da Rússia. O avião russo de longa distância IL-96-400
IL-96-400M é uma nova versão do avião russo IL-96, com uma fuselagem alongada, envergadura maior e os motores mais potentes. A aeronave pode transportar de 315 a 436 passageiros e voar em rotas de até 13.200 km.
IL-96-400T é a modificação da avião de carga. O avião é projetado para transportar 92 toneladas de carga com volume total de 776 metros cúbicos por 5.000 km. Com a quantidade máxima de combustível a aeronave IL-96-400T pode voar na distância até 13.000 km.
As características principais do avião IL-96
|
IL-96-300 |
IL-96-400М |
Envergadura, metros |
61,115 |
Comprimento, metros |
55,345 |
63,939 |
Altura, metros |
17,55 |
15,717 |
Asas, metros quadrados |
350 |
Diâmetro da fuselagem, metros |
6,08 |
Tipo de motor |
4 x TRDD, PS-90A (ТРДД, ПС-90А) |
4 x TRDD, PS-90A1 (ТРДД, ПС-90А1) |
Potência de decolagem, kg/sec |
4 х 16000 |
4 х 17400 |
Consumo de combustível (ton/hora) |
7,3 |
7,5 |
Massa máxima, toneladas |
240 |
265 |
Carga útil máxima, toneladas |
40 |
58 |
Combustível, litros |
152.620 |
Velocidade de cruzeiro, km/h |
850-870 |
870 |
Distância, km |
9.000 - 13.500 |
10.000-13.500 |
Altura de vôo, metors |
10.000 |
9.000 - 12.000 |
Tripulação, pessoas |
3 |
Passageiros, pessoas |
300 / 262 / 235 |
436 / 386 / 315 |
Vida de serviço |
20 anos / 12.000 voos / 60.000 horas |
As aeronaves da Rússia. Avião civil de média distância TU 204/14
Desenvolvedor: SA "Tupolev"
Primeiro vôo: 1988
As aeronaves civis da Rússia. O avião de passageiros russo TU-204/14
O avião TU-204 é projetado para 210 passageiros e pode voar a uma distância de 4.300 km. Foi concebida uma família de aeronaves, que inclui avião de passageiros, de carga e com as opções conversíveis rapidamente.
A aeronave possui baixo custo de exploração, um interior moderno, ruído baixo e consumo de combustível pequeno.
Os aviões TU-204 estão produzidos nas maiores fábricas de aeronaves da Rússia, nas cidades de Ulianovsk e Kazan.
Atualmente está disponível uma versão atualizada do TU-204SM, que voou pela primeira vez em 2010.
No avião é possível instalar um tanque de combustível adicional, os motores russos ou estrangeiros e qualquer versão do compartimento de passageiros.
Os aviões da Rússia. O avião russo de média distância Tu-204S
O avião Tu-204S é uma versão de carga concebida para transportar as cargas de até 30 toneladas na distância pelo menos 2.400 km, ou até 12 toneladas de carga na uma distância de 6750 km. Configuração mista de avião TU-204 (carga e passageiro) pode, simultaneamente, transportar até 72 pessoas e de 18 toneladas de carga.
As características principais do avião TU-204/14
|
Tu-204-100 |
Тu-204-120 |
Тu-214 |
Тu-204-300 |
Envergadura, metros |
42,0 |
Comprimento, metros |
46,0 |
46,0 |
46,0 |
40,0 |
Altura, metros |
13,9 |
Asas, metros quadrados |
184,2 |
Tipo de motor |
2 x PS-90A (ПС-90А) |
2 x RB.211-535E4 |
2 x PS-90A |
2 x PS-90A |
Potência de decolagem, kg/sec |
16000 |
19000 |
16140 |
16140 |
Massa máxima, toneladas |
103,0 |
103,0 |
110,75 |
107,5 |
Carga útil máxima, toneladas |
21,0 |
21,0 |
25,2 |
18,0 |
Combustível, litros |
32,8 |
32,8 |
35,710 |
36,0 |
Velocidade de cruzeiro, km/h |
810 - 850 |
Distância, km |
4.300 |
4.100 |
4.340 |
5.800 |
Altura de vôo, metros |
12.600 |
12.600 |
12.100 |
12.100 |
Tripulação, pessoas |
3 |
Passageiros, pessoas |
210 |
210 |
210 |
164 |
Vida de serviço |
20 anos / 25.000 voos / 45.000 horas |
As aeronaves da Rússia. Avião civil de curta distância Sukhoi Superjet 100 (SSJ)
Desenvolvedor: SA "Empresa "Sukhoi"
Primeiro vôo: 2008
Os aviões da Rússia. O avião civil de curta distância Sukhoi Superjet 100 (SSJ)
O avião russo Sukhoi Superjet 100 (SSJ) tem capacidade de transportar 95 passageiros a uma distância até 3.000 km (modelo básico) e até 4.500 km (versão com alcance estendido). Sukhoi Superjet 100 é uma família única de aeronaves de curta distância, que oferece aos passageiros um nível de conforto similar ao avião de longo curso.
Os aviões civis da Rússia. O avião de passageiros Sukhoi Superjet 100 (SSJ)
O avião Sukhoi Superjet 100 foi desenvolvido com a participação de construtores de 20 líderes mundiais na fabricação de aeronaves. Por isso, o avião possui o desempenho, conforto, segurança, economia e eficiência de operação inigualáveis para a sua classe.
Devido á possibilidade de aumento da autonomia de vôo o avião pode ser usado em uma ampla rede de rotas, incluindo o de médio alcance. Aerodinâmica perfeita do avião Superjet 100 dá muitas vantagens para a velocidade de cruzeiro.
As características principais do avião Sukhoi Superjet 100 (SSJ)
|
SSJ-100 (configuração bácica) |
SSJ-100 (autonomia aumentada) |
Envergadura, metros |
27,8 |
Comprimento, metros |
29,94 |
Altura, metros |
10,28 |
Tipo de motor |
2 x SaM 146 |
Massa máxima, toneladas |
45,8 |
49,4 |
Carga útil máxima, toneladas |
12,2 |
Velocidade de cruzeiro, LRC, M |
0.78 |
Distância, km |
3.048 |
4.578 |
Altura de vôo, metros |
12.500 |
Tripulação, pessoas |
3 |
Passageiros, pessoas |
98 |
98 |
As aeronaves da Rússia. Avião anfíbio multiuso Be-200
Desenvolvedor: Complexo de Aviação de G.M. Beriev
Primeiro vôo: 1998
Os aviões civis da Rússia. O avião anfíbio multiuso Be-200
A configuração básica da aeronave anfíbia russa Be-200 é concebida para extinguir os incêndios com água ou outro líquido de extinção de incêndio a partir do ar.
Além disso, o avião Be-200 pode executar diferentes funções, bem como: transporte de carga, busca e salvamento, monitoramento ambiental, patrulhando das fronteiras terrestres e marítimas.
Existem várias versões do avião Be-200: carga, de passageiros (Be-210), de busca e salvamento, ambulância. Todas as versões têm capacidade de combate a incêndio.
O avião anfíbio Be-200 pode operar em aeródromos com extensão de pista 1.800 m, bem como na água com o comprimento mínimo de 2.300 m e com a profundidade pelo menos 2,5 metros. A aeronave pode decolar e pousar na água com altura de onda de até 1,3 m. Por meio de proteção especial contra a corrosão o avião pode ser explorado em alto mar.
As aeronaves civis da Rússia. O avião anfíbio russo Be-200
A aeronave anfíbia Be-200 pode levar até 12 toneladas de água. Reabastecimento de água pode ser feito no aeródromo e na água aberta no modo planado, por 14 segundos.
O alto índice de subida do avião Be-200 é uma vantagem significativa para combate a incêndios em espaços confinados, tais como em zonas montanhosas e na presença de obstáculos.
As características principais do avião anfíbio multiuso Be-200
|
Bе-200 |
Bе-200ЧС |
Envergadura, metros |
32,78 |
Comprimento, metros |
32,05 |
Altura, metros |
8,9 |
Asas, metros quadrados |
117,44 |
Tipo de motor |
2 x TRDD D436-TP (ТРДД Д436-ТП) |
Consumo de combustivel (kg/kgs*h) |
0,608 |
Massa máxima, decolagem (kg) |
terra - 37.900 |
terra - 42.000 |
agua - 37.200 |
agua - 40.000 |
Carga útil máxima |
12000 litros da agua / 7.500 kg de carga |
Combustivel, litros |
12.500 |
Velocidade de cruzeiro (km/h) |
710 |
700 |
Distância máxima (km) |
3.600 |
3.100 |
Distância com carga útil máxima (km) |
1.400 |
1.800 |
Altura de vôo, m |
8.000 |
Navegabilidade - altura de onda, m |
до 1,2 |
Navegabilidade - profundidade minima, m |
2,6 |
Vida de serviço |
30 лет |
Altura de patrulhamento, metros |
100-8.000 |
Velocidade de patrulhamento (km/h) |
300-560 |
Número de evacuados |
30-50 |
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