SUBDIVISÕES DA RÚSSIA - REPÚBLICA DA CARÉLIA
Geografia
A República da Carélia está situada no Noroeste da Rússia e pertence ao Distrito Federal da Federação Russa. Área total da República da Carélia é de 180,5 mil km² (1,06% do território da Federação Russa).
A extensão do território da República da Carélia de norte a sul é de 660 km e de oeste para leste - de 424 km. No oeste a República da Carélia tem as fronteiras com a Finlândia, no sul com as regiões de Leningrado e de Vologda, no norte a partir da Região de Murmansk, no leste a partir da Região de Arkhangelsk e no nordeste é banhada pelo Mar Branco. A fronteira ocidental da Carélia coincide com as fronteiras estatal da Federação Russa e da Finlândia e tem um comprimento de 798 km.
A distância entre o centro administrativo da República da Carélia - a cidade de Petrozavodsk - a Moscou é de 925 km, até São Petersburgo de 401 km, até Murmansk de 1050 km e Helsínquia de 703 km.
História
A República da Carélia foi fundada em 8 de Junho de 1920, como República de Carélia em 13 de Novembro de 1991.
Subdivisões
A República da Carélia é constituída por 16 municípios (Bielomorskiy, Kalevalsky, Kemsky, Kondopoga, Lahdenpohsky, Louhsky, Medvezhyegorsk, Muezersky, Olonets, Pitkyarantsky, Prionezhsky, Pryazhinsky, Pudozh, Segezha, Sortavalsky, Suoyarvskiy) e dois distritos urbanos (Petrozavodsk e Kostomuksha) no qual existem 808 assentamentos, incluindo 13 cidades.
População
População da República da Carélia - Federação da Rússia. Galeria de Fotos
(para ampliar clique na imagem)
A população da República da Carélia possui 690,7 mil pessoas, a proporção da população urbana é de 75,5%. A densidade da população na República da Carélia é de 4 pessoas por 1 km².
As maiores cidades da República da Carélia são: Petrozavodsk (266,2 mil pessoas), Kondopoga (34,5 mil pessoas), Segeja (33,9 mil pessoas), Kostomuksha (29,7 mil pessoas), Sortavala (20,7 mil pessoas), etc.
O número de população em idade ativa é de 445,8 mil pessoas, e com mais idade é de 138,7 mil pessoas. Na economia o número de empregados na é de 357,6 mil pessoas e os de desempregados é de 23,6 mil pessoas. A idade média da população da República da Carélia é de 38,4 anos.
A língua oficial na Carélia é russa. A República da Carélia é multinacional e habitada por 213 grupos étnicos. Em 2009 sua estrutura nacional da população teve uma percentagem de: Russos 76,6%; Carélios 9,2%; Bielorrussos 5,3%, Ucranianos 2,7%; Finlandêses 2,0%; Veps 0.7%. A sua população indígena são Carélios e Veps e têm a suas próprias línguas e alfabetos.
Clima
O clima da República da Carélia é de mudança entre o continental e o marítimo, e é caracterizada pela sua demora, mas relativamente curto nos invernos suaves e verões frescos média da temperatura em Fevereiro é de -9 a -13C e em Julho de +14 +16C e sua precipitação é de 500 mm por ano.
Natureza e recursos naturais
República da Carélia, Rússia. Galeria de Fotos - Natureza
(para ampliar clique na imagem)
A República da Carélia possui diversas rochas, pedras e dezenas de milhares de lagos. Na república estão os únicos locais que refletiram sobre a história geológica da região durante os últimos 3,5 bilhões de anos. A maior parte da República da Carélia está localizada na planície com fortes traços da geleira acidentada. Em Carélia existem florestas, rios e lagos e tem um papel vital na conservação da diversidade biológica da Europa Setentrional, mais de 49% da área coberta por floresta e um mundo animal com urso pardo, renas, alces, coelho, castor, salmão, truta, navaga, arenque, bacalhau, solha, harpa selo (Mar Branco).
Um quarto do território da República da Carélia possui uma superfície de água, mais de 61 mil lagos e rios de 26,7 mil. Os maiores lagos existentes são: Ladoga com superfície de 17,7 mil km² e Onega com uma área de 9,9 km² e são os maiores lagos da Europa. Os maiores rios são: Vodla com 400 km, Vyg, Kovda, Kem, Suna, Shuya. O comprimento total da rede de água é de quase 83 mil km.
No interior da Carélia foi descoberto mais de 50 tipos de minerais localizados em mais de 400 depósitos de minério. Seus recursos minerais são: minério de ferro, titânio, vanádio, molibdênio, metais preciosos, diamantes, mica, materiais de construção (granito, mármore), matérias-primas cerâmicas e outros.
Subdivisões administrativas da Federação da Rússia - a República da Carélia. Galeria de Fotos
(para ampliar clique na imagem)
Economia, ciência, cultura
República da Carélia possui uma boa situação econômica e geográfica, que desempenha o papel de posto avançado da Rússia na beira do oeste no estado e possuem centenas de quilômetros de estradas, ferrovias e vias navegáveis, vias que reúne os países e regiões.
A economia da República da Carélia é baseada na transformação dos recursos naturais como madeira e recursos minerais, a utilização do potencial econômico, geográfico, turístico e de lazer que são favoráveis para disposição das fronteiras, estes fatores determinam a especialização e as características regionais da economia.
A maior taxa de crescimento da República da Carélia nos últimos anos foi observada na extração de minérios metálicos, transformação de madeira, de produtos alimentares, material elétrico, veículos, construção, transportes, comunicações, energia, financeiro e as esferas bancárias. As principais indústrias florestais incluem: madeira, celulose e papel da indústria são de 41,2%, metais ferrosos são de 18,0%, indústria de máquina construção e trabalho de metais são de 14,8%, ferrosos metalurgia e indústria alimentar são 5 a 9% cada.
As reservas florestais da República da Carélia são de 965,9 milhões m³ de madeira, sendo que 370 milhões de m³ são de madeira coníferas de espécies, e o rendimento é de 9 milhões de m³ de madeira por ano.
A República da Carélia responsável por 10% do petróleo produzido na Rússia, 8% de minério de ferro, 23% do papel, 9% de celulose, 7,3 % da madeira, cerca de 60% de sacos de papel.
A economia da Carélia continua orientar-se nas exportações. A latitude da geografia de relações econômicas externas, o volume de exportações de Carelia está entre as principais regiões da Rússia. Um terço do comércio externo da República vem da Finlândia.
Os principais centros industriais da República da Carélia são: Petrozavodsk, Kondopoga, Segezha e Kostomuksha.
O transporte complexo da Carélia é apresentado por quase todos os modos de transporte ferroviário, rodoviário, fluvial, marítimo, aéreo e gasoduto. A maioria dos serviços de transporte rodoviário e ferroviário e a menor parte sobre a água e os transportes aéreos.
O sistema de educação da República da Carélia tem mais de 930 instituições educacionais de todos os tipos e espécies.
O ensino superior é realizado em 20 instituições superiores de educação profissional da República da Carélia, incluindo 17 sucursais. A parte da educação é responsável por mais de 21% da despesa orçamental.
Carélia é única região cultural, que influenciou a formação da situação na fronteira entre o mundo ocidental e o oriental, a alemã e eslava, católicos e ortodoxos. Os principais fatores unificadores no desenvolvimento de Povos Ugro-fínico (Carélios, Veps) e Eslavos que se estabelecem na região, é a religião ortodoxa com 13 séculos.
Federação da Rússia - República da Carélia. Galeria de Fotos
(para ampliar clique na imagem)
O artesanato tradicional de Carélia foi às tranças de palha e o vidoeiro casca, bordado com pérolas e bordados, fiação, tecelagem, talha e ossos, fabricação de cerâmica. Carélia também é famosa por joalheiros qualificados, fabricação de armas de fogo, marceneiros e artesãos, barqueiros que foram desenvolvidos pela pesca de pérola.
Na Carélia, existem cerca de 4 mil sítios históricos e naturais, entre os quais se destacam os seguintes: O Histórico e Arquitetônico Museu Etnográfico "Kizhi", Arquipélago de Valaam constituído por 50 pequenas ilhas na parte norte do Lago Ladoga, que é a Santa Transfiguração do Mosteiro masculino, a Catedral Assunção (século XVIII) em Kem, Igreja da Assunção (1774) em Kondopoga e muito outros.
As principais bibliotecas são: Biblioteca Nacional da República da Carélia, a Biblioteca da Universidade Científica de Petrozavodsk e da Biblioteca do Centro Científico da Carélia.
Entre o museu é de se notar o mais antigo na República da Carélia, o Museu Regional de Belas Artes inaugurado em 1873. Honrados residentes e visitantes para desfrutar dos cuidados do Teatro Nacional de Drama e o Teatro Nacional de Bonecos.
Site oficial da República da Carélia: http://www.gov.karelia.ru
voltar ao topo
|