SUBDIVISÕES DA RÚSSIA - REGIÃO DE MURMANSK

bandeira da Região de Murmansk - Rússiabrasão da Região de Murmansk - Rússia

Geografia

A Região de Murmansk (Murmanskaya Oblast) está localizada na parte noroeste da Rússia, acima do Círculo Ártico, e geograficamente abrange o território da Península de Kola e a parte adjacente do continente. A Região de Murmansk é um membro do Distrito Federal do Noroeste.

A área da região é de 144.936 km². A sua extensão é de cerca de 550 km no sentido leste-oeste e de 400 km no sentido norte-sul. No oeste A Região de Murmansk faz fronteira com a Noruega e a Finlândia, no sul com a República da Carélia, no leste com a Região de Arkhangelsk, no norte e nordeste é banhada pelas águas do Mar de Barents e no sul pelas águas do Mar Branco.

Na área da Região de Murmansk são incluídas as ilhas do litoral da Península de Kola (incluindo as Ilhas de Ainov, Ilha Kildin, arquipélago Sete Ilhas, Ilhas de Morzhovets e Medvejiy, etc.)

História

A Região de Murmansk foi formada em 1938. Em 1940, após a guerra russo-finlandesa na Região de Murmansk foram incluídas as partes oestes das ilhas Rybachiy e Sredniy.

Subdivisões

A Região de Murmansk é composta por 12 distritos urbanos, 13 assentamentos urbanos e 10 assentamentos rurais. O centro administrativo da região é a cidade de Murmansk.

População

A população da Região de Murmansk possui 864,6 mil habitantes e sua densidade populacional é de 5,49 habitantes por km². Os 92,2% da população são moradores urbanos e os 7,8% são moradores rurais.

As maiores cidades da Região de Murmansk são: Murmansk (329,1 mil pessoas), Apatity (63,7 mil pessoas), Severomorsk (54,4 mil pessoas), Monchegorsk (51,4 mil pessoas), Kandalaksha (39,8 mil pessoas), Kirov (31,3 mil pessoas), etc.

Mais dos 85% da população da Região de Murmansk são russos, também vivem ucranianos, bielorrussos, tártaros, entre outros. O povo indígena da Região de Murmansk é saami (com uma população de cerca de 1800 habitantes.), também aqui vivem pequenos povos como pomores (moradores de costa), karelos e komi-izhem.

Clima

O clima na parte sul da Região de Murmansk é marítimo temperado e na parte norte é subártico, fortemente atenuado pela corrente quente do Golfo, que permite a navegação durante o ano todo.

A maior parte da área da Região de Murmansk está situada acima do Círculo Ártico. Lá existe a noite polar no inverno e o dia polar no verão.

Os invernos são longos, mas não ásperos, os verões são curtos e frescos. A temperatura média em Janeiro é de -8 a -13 °C, sendo em Julho de +8 a +14 °C.

Natureza e recursos naturais

O relevo da Região de Murmansk é um sistema de vales e colinas. Os maiores maciços montanhosos estão situados na península de Kola: Tundra de Khibiny, Tundra de Lovozero, Keivy, Chunatundra e Monchetundra. O ponto mais alto da península de Kola é o Monte Yudychvumchorr (Khibiny), com uma altitude de 1.208 m.

A Região de Murmansk possui uma rede hidrográfica densa e extensa. Os rios pertencem às bacias dos mares de Barents e Branco. Os rios principais são: Tuloma, Ponoi, Voronya, Varzuga, Niva, Pechenga e Kola. Na Região de Murmansk existem cerca de 105 mil lagos, os maiores deles são Imandra, Lovozero e Umbozero. Os pântanos ocupam mais dos 37% da área total da Região de Murmansk.

Praticamente toda a Região de Murmansk situa-se nas zonas da tundra e da floresta-tundra, apenas a parte sul é coberta por florestas de taiga. No norte da região crescem principalmente arvores anão (bétula e álamo), encontram-se abetos e pinheiros. Na tundra dominam musgos e líquenes e muitas bagas. Na Região de Murmansk existem grandes depósitos de madeira.

A fauna da Região de Murmansk é bastante escassa, e a fauna aquática é mais diversificada do que a terrestre. Na região habitam raposa, marta, glutão, arminho, raposa ártica, lobo, urso pardo, alce, rena, esquilos, etc (veja mais sobre os animais da Rússia). No referente aos pássaros, pode-se encontrar perdigão branca, coruja polar, galo preto, curió, gaivota, andorinha, entre outros. Na Região de Murmansk existem espécies de peixes como bacalhau, robalo, linguado, arenque, truta, salmão, entre outros.

Na Região de Murmansk estão localizadas: a Reserva Natural da Lapônia, parte da Reserva de Kandalaksha (na fronteira com a República da Carélia), parte da reserva Pasvik (na fronteira com a Noruega) e outras.

A Região de Murmansk é um tesouro mineralógico, com uma incomparável diversidade de minerais e fósseis. Mais de 700 minerais (1/4 de todos os conhecidos na Terra) existem em suas profundezas. Mais de 100 delas não são encontradas em nenhum outro lugar, só na Região de Murmansk.

Os principais minerais da Região de Murmansk são: apatita (depósitos de minério de nefelina-apatita nos Montes Khibiny), minério de ferro (cerca de 10% da produção total da Rússia, os depósitos de Olenegorsk e Kovdor), minério de zircônio, mica (as maiores reservas do mundo), minério de cobre-níquel, cobalto, platina, irídio, ósmio, etc. Também no Mar de Barents é extraído petróleo e explorado um dos maiores campos de gás natural do mundo (Shtokmann).

Os maiores estoques de metais de terras raras na Rússia estão concentrados na mina Lovozero. Na Região de Murmansk existem numerosos depósitos de rochas de construção, pedras semipreciosas (ametista, berilo, granada, amazonita, eudialyte, etc.). Nos últimos anos foram descobertos depósitos de diamantes.

Economia

Os maiores setores da economia da Região de Murmansk são: a mineração (18,5%), a indústria transformadora (15,5%), comércio e serviços (12%), os transportes e comunicações (10%). Também estão bem desenvolvidos pesca, indústria química e siderurgia.

Na Região de Murmansk estão localizadas: a usina nuclear de Kola, duas termelétricas e varias hidrelétricas com uma capacidade total de 1.550 MW. Na Região de Murmansk existe uma usina única: usina maremotriz Kislogubskaya, que gera a eletricidade a partir da energia das marés (a única usina de energia das marés na Rússia).

Pela área da Região de Murmansk passa a rodovia federal M-18 "Kola" desde São Petersburgo através de Petrozavodsk, Murmansk e Pechenga até a fronteira com a Noruega. O comprimento total das rodovias públicas na Região de Murmansk é de 2.566 km, das quais 96,3% são pavimentadas. A ferrovia principal da região é a seção eletrificada desde Kovda até Murmansk. No início dos anos 50 começou a construção de ferrovia ao leste (ferrovia de Kola), mas a construção não foi concluída.

A Região de Murmansk conta com uma grande importância estratégico-militar. Este é o único local na parte européia da Rússia, onde os portos estão livres de gelo durante o ano todo e tem acesso direto ao mar aberto. A cidade de Severomorsk é sede da Frota do Norte da Rússia (veja mais sobre as forças armadas da Rússia).

Nos últimos anos na Região de Murmansk estão desenvolvidos o turismo ecológico e turismo étnico, principalmente passagem de barco em rios e lagos, pesca no Mar Branco, excursões de caça, excursões mineralógicas na tundra de Khibiny e nos assentamentos do povo indígena (saami).


Site oficial da Região de Murmansk: http://gov.murman.ru




voltar ao topo





Projeto Russo-Brasileiro implementado pelo IDEM
utilização de informações é possível somente com a autorização por escrito do editor
Fundador - Centro Científico IDEM Rússia-Brasil copyright © 2009-2016
mapa do site