SUBDIVISÕES DA RÚSSIA - REGIÃO DE KEMEROVO

bandeira da região de Kemerovobrasão da região de Kemerovo

Geografia

A Região de Kemerovo está localizada no sudeste da Sibéria e quase equidistante das fronteiras oeste e leste da Rússia. A Região de Kemerovo está geograficamente localizada a meio caminho entre Moscou e Vladivostok.

A área da Região de Kemerovo possui 95,5 mil km², o que representa 4% da área da Sibéria e 0,56% da área da Rússia. Pela área a Região de Kemerovo é a menor subdivisão da Rússia na Sibéria Ocidental.

As fronteiras administrativas da Região de Kemerovo são terrestres. No norte a Região de Kemerovo tem fronteira com a Região de Tomsk, no leste com Território de Krasnoyarsk e a República de Cacássia. No sul as fronteiras da Região de Kemerovo estão nos cumes principais das Montanhas da Shoria e de Salair com a República de Altai e o Território de Altai, no oeste - nas planícies com a Região de Novosibirsk. O comprimento da Região de Kemerovo de norte a sul tem cerca de 500 km e de leste a oeste é de 300 km.

Uma característica importante da posição geográfica da Região de Kemerovo é que ela fica no fundo de uma grande parte do terreno perto do centro do continente da Eurásia, na junção da Sibéria Ocidental e Oriental e longe dos mares e oceanos. A distância do mar do Norte mais próximo – Mar de Kara é quase 2000 km e até o mar quente - Mar Negro - mais de 4500 km.


História

A história da Região de Kemerovo começou em 1698, quando o Tsar Peter I conheceu sobre a descoberta de minérios de prata e deu instruções de voievoda de Tomsk «ajudar a prospecção e fusão de minério em afluentes do rio Kiya”. Só foram abrindo minérios de prata de Salair, minérios de ferro nas Montanhas da Shoria, ouro no Alatau de Kuznetsk.

Em 1721, Mikhailo Volkov encontrou nas margens do rio Tom “a montanha queimada" e tornando-se um pioneiro de carvões de Kuznetsk. O desenvolvimento industrial do território da Região de Kemerovo, começou no final do século XVIII. O primeiro interesse no desenvolvimento do carvão de Kuznetsk mostrou um industrial dos Urais A.N. Demidov.

A Região de Kemerovo está dentro dos limites atuais, foi formada em 26 de Janeiro de 1943.


Subdivisões

A composição da Região de Kemerovo é de 20 cidades, 19 assentamentos rurais, 23 assentamentos urbanos, 167 conselhos rurais. As maiores cidades da Região são Novokuznetsk (563,3 mil habitantes) e Kemerovo (520,6 mil), e as cidades Prokopyevsk, Belovo, Leninsk-Kuznetsk, Kiselevsk, Mezhdurechensk possuem mais de 100 mil habitantes.


População

Hoje, a Região de Kemerovo é o que mais acolhe o povoado da Sibéria. No início de 2009, a população da Região possui 2.821.859 pessoas. Densidade da população da Região de Kemerovo é de 29,5 pessoas/km² e a proporção da população urbana - 84,9%.

O centro administrativo da Região de Kemerovo é a cidade de Kemerovol. As maiores cidades da Região de Kemerovo são: Novokuznetsk (548,2 mil pessoas), Kemerovo (480,2 mil pessoas), Prokopyevsk (221,2 mil pessoas), Leninsk-Kuznetskiy (110,4 mil pessoas), Kiselevsk (105 mil pessoas), Mezhdurechensk (102,3 mil pessoas), Anzhero-Sudzhensk (85,6 mil pessoas), Yurga (84,6 mil pessoas), Belov (80,7 mil pessoas), Osinniki (50,3 mil pessoas), Berezovskiy (47,6 mil pessoas), etc.

A população da Região de Kemerovo é multinacional. Aqui habitam mais de 100 nações e nacionalidades, entre eles representantes de nacionalidades indígenas - teleutas e shores, cuja participação é de 0,5%. A maioria da população da Região de Kemerovo é de russos - mais de 94%, também vivem tártaros - 1,8%, ucranianos - 1,4%, alemães - 1,3%, chuvacos, bielorrussos e outros.


Clima

O clima da Região de Kemerovo é continental. Os invernos são longos, com a temperatura média de Janeiro de -17°C a -20°C. Os verões são curtos, mas quentes, com a temperatura média de Julho de +17°C a +20° C. As precipitações médias anuais são de 300-500 mm, nas zonas montanhosas de até 900 milímetros.


Natureza e recursos naturais

A área da Região de Kemerovo está localizada na junção da Planície da Sibéria Ocidental e das montanhas da Sibéria do Sul. A maioria da área está ocupada pela Bacia de Kuznetsk, com enormes reservas de carvão. Este fato determinou o segundo nome da Região de Kemerovo -"Kuzbass" (Bacia carbonífera de Kuznetsk).

A Região de Kemerovo é muito rica em recursos naturais. Sua principal riqueza é os minerais. Na Região de Kemerovo existem reservas de ferro, cobre, manganês e minerais polimetálicos, dolomita e quartzito, fosfato de alumínio e matérias-primas, tintas minerais e água mineral, um recurso natural único - os zeólitos e muitos mais.

A principal riqueza natural da Região de Kemerovo, em grande parte determinado o nível de desenvolvimento econômico e sua estrutura, é o carvão.

As características climáticas, naturais, culturais e históricas da Região de Kemerovo podem levar à região com um elevado potencial recreativo. No sul, leste e oeste da Região de Kemerovo fica um terreno de montanha pitoresca com monumentos únicos da natureza: serras “Palácios de Spassk ", "Tremolitas de Alguysk", "Serras Tayzhesu", "Pedra Vermelha", “Cavernas de Gavrilovsk”; complexos arqueológicos do rio Ur, "Portas de Pedra", "Dentes Celestial", os complexos de cavernas do rio Mrassu, área cárstica de Usinsk com uma caverna conhecida "Memorial", com um rio subterrâneo e um lago e outras atrações.

Florestas e arbustos cobrem quase 65% da área da Região de Kemerovo. A distribuição das florestas na Região é desigual. As maiores áreas florestais estão localizadas nas partes leste e sul da Região de Kemerovo. Acima de 1000 metros do nível do mar tundra montanhosa e prados subalpinos. Reservas de madeira na Região de Kemerovo possuem 589 milhões m³. O principal interesse para o processamento industrial de madeira são as coníferas que compõem 62,7% da área florestal da Região de Kemerovo.

Na flora da Região de Kemerovo existem até 420 espécies de plantas medicinais, das quais 120 espécies são usadas na medicina científica e 300 espécies na medicina popular. Possuem recursos substanciais de plantas silvestres, produtos alimentares: cogumelos, bagos, nozes de cedro.

Variedade de paisagens naturais define a diversidade da fauna da Região de Kemerovo. A Região de Kemerovo é caracterizada por animais como o urso pardo, glutão, lince, texugo, lontra, raposa, doninha, esquilo, etc .


Economia

Sobre o potencial econômico a Região de Kemerovo é um grande complexo de produção da Rússia. Pequeno em tamanho, compacto, com a rede bem desenvolvida de estradas e de economia diversificada, a Região de Kemerovo tem desempenhado um papel preponderante na economia da Sibéria.

Região de Kemerovo possui cerca de um terço da produção da Sibéria Ocidental. Hoje, a Região de Kemerovo é responsável por 56% da extração de carvão de pedra na Rússia, cerca de 80% da produção de carvão coqueificável, mas por várias marcas de carvão coqueificável valiosos - 100%. Também hoje, Kuzbass para Rússia é: mais de 13% de ferro fundido e aço, 23% de aço laminado, mais de 11% de alumínio e 19% de coque, 55% de ferro-silício, mais de 10% de fibras químicas e fios, 14% tecidos de seda.

Kemerovo região exporta para 80 países de 1200 produtos industriais, tais como: carvão, coque, laminado, ferro fundido, alumínio, zinco, ferro-ligas, ardósia, cimento, vidro, fertilizantes nitrogenados, plásticos, fibras químicas, resinas sintéticas, produtos elétricos e produtos da engenharia pesada e outros.

A base do complexo do combustível e energético da Região de Kemerovo é a indústria do carvão e da energia elétrica. O sistema da energia do Kuzbass apresentada pela SA “Kuzbassenergo", que é uma das maiores empresas energéticas da Rússia. No balanço da geração de energia por usinas termelétricas na Sibéria “Kuzbassenergo" excede de 30%. A capacidade instalada de energia elétrica do sistema da energia do Kuzbass é de 4800 MW, capacidade de calor - 7000 Gcal/hora.

A parte da indústria de carvão na Região de Kemerovo representou mais de 30% do total da produção industrial. As reservas do carvão em Kuzbass ascendam a 690 bilhões de toneladas de carvão de pedra, com um teor de enxofre 0,1-0,5% e representam todas as marcas mais conhecidas no mundo. Na indústria de carvão na Região de Kemerovo empregam de 133 mil pessoas. A produção de carvão vem de mais de 50 minas e 44 áreas da mineração a céu aberto, e seu enriquecimento - 27 empresas de concentração. Na região de Kemerovo estão dois dos maiores depósitos de carvão: Uropsko-Karakansk e Erunakovsk.

Outra indústria de base da Região de Kemerovo é metalurgia. Metalurgia possui 44% do total da produção industrial na região. O complexo químico da Região de Kemerovo é o maior na Rússia. Na Região de Kemerovo produzidos mais de mil tipos diferentes de produtos químicos, que exportam em dezenas de países.

A indústria da construção de máquinas da Região de Kemerovo inclui dezenas de empresas de mineração, engenharia elétrica, engenharia química, ferramentas de máquinas e indústria de rolamentos, produção de equipamentos de luz e agro-indústria, saneamento, gás e construção e equipamentos rodoviários.

As empresas da indústria ligeira da Região de Kemerovo especializam na produção de tecidos de seda, sapatos de couro, malhas e vestuário e outros bens. Agora, no Kuzbass trabalham 40 grandes empresas da indústria ligeira.

A indústria alimentícia da Região de Kemerovo produz vários tipos de comida: pão e farinhas, produtos de carne, laticínios, doces, etc.

Os principais centros industriais da Região de Kemerovo são as cidades de Novokuznetsk, Kemerovo, Prokopyevsk, Kiselevsk, Leninsk-Kuznetsk, Anzhero-Sudzhensk, Belovo, Mezhdurechensk.

A Região de Kemerovo tem uma rede ferroviária altamente desenvolvida com acesso a Ferrovia Transiberiana e a Ásia Central. O comprimento dos caminhos de ferro da Região de Kemerovo é 1685 km. O transporte ferroviário na Região de Kemerovo opera em um ritmo único da tecnologia com a indústria da região.

O comprimento das estradas públicas é de 5808 km, dos quais com superfície dura - 5400 km. Na Região de Kemerovo a rodovia federal M-53 "Baikal" com comprimento de 468 km. Transporte rodoviário estabelece a conexão entre as 20 cidades da região.

Na Região de Kemerovo são 3 aeroportos: Kemerovo (internacional), Novokuznetsk e Tashtagol.

Na agricultura da Região de Kemerovo, cerca de metade da produção são os produtos dos proprietários de terrenos privados. Na Região de Kemerovo são desenvolvidas a pecuária (bovinos, suínos e ovinos) e avicultura. Na região são cultivados grãos e legumes.

Na Região de Kemerovo existem 42 instituições de ensino superior que preparam, em média, 17,5 mil especialistas a cada ano.


Site oficial da Região de Kemerovo: http://www.ako.ru




voltar ao topo





Projeto Russo-Brasileiro implementado pelo IDEM
utilização de informações é possível somente com a autorização por escrito do editor
Fundador - Centro Científico IDEM Rússia-Brasil copyright © 2009-2016
mapa do site