REGIÕES ECONÔMICAS DA FEDERAÇÃO DA RÚSSIA
Região Econômica da Sibéria Ocidental

Voltar à lista das regiões econômicas


A composição da Região Econômica da Sibéria Ocidental (9 subdivisões federais)  - República de Altai, Territorio de Altai, Região de Kemerovo, Região de Novosibirsk, Região de Omsk, Região de Tomsk, Região de Tiumen, Khanty-Mansi Distrito Autônomo, Distrito Autônomo de Iamalo-Nenets. A área - 2,427.2 km², população - 15,0 milhões de pessoas (10,3% da população da Rússia).

Região Econômica da Sibéria Ocidental está situado no território da Sibéria Ocidental Planície e no sul faz fronteira com o Cazaquistão.

Sibéria Ocidental tem abundância de recursos naturais (principalmente de combustíveis e minério), mas a situação é uma grande parte do território no clima severo e as áreas pouco desenvolvidas tem sido dificultado o seu desenvolvimento.


Condições naturais e recursos

O território da Região Econômica da Sibéria Ocidental é dividido em duas partes desiguais. A maior parte da Região é a Sibéria Ocidental Planície. Esta é uma das maiores planícies do mundo, com elevações de até 200 m, relevo monótono, muito congestionado. Para o sul a Região encontra-se das montanhas de Altai. Esta é a parte mais alta da Região da Sibéria Ocidental. O ponto mais alto na Sibéria Ocidental - Monte Belukha (4506 metros).

O clima da Região da Sibéria Ocidental vária ate ártico, no norte de clima temperado continental, no sul. Por causa das áreas de planície e sua longa de norte a sul, na Sibéria Ocidental é claramente expresso no zoneamento natural. No norte ao longo da costa do Ártico está a zona dos desertos Árticos, que é substituído por uma zona de tundra e floresta-tundra, e, em seguida, o mais largo na zona de taiga. Escuras florestas da taiga com coníferas do abeto, cedro e pina iram para o sul em uma estreita faixa de floresta de folhas largas, floresta-estepe e estepe. Solos da Sibéria variar para o Árticos de tchernoziom (solo negro) das estepes.

Sibéria Ocidental Planície é densamente coberta por rios, a maior das quais se originam nas montanhas do sul da Sibéria. Principal região do rio - a Ob’, que desemboca no mar de Kara. Rio Ob’ é navegável por todo tempo. Cerca de 30% da área da Sibéria Ocidental ocupada por pântanos. Eles, assim como o solo permanecimento congelado fazem difíceis para construção das estradas e mineração.

Sibéria Ocidental é rica em recursos naturais. Sibéria - é a principal área de produção de recursos energéticos da Rússia. Os principais recursos da Região Econômica da Sibéria Ocidental - petróleo e gás natural, turfa, carvão, minério de ferro. Na Sibéria tem petróleo e enormes áreas de gás, que são caracterizados por valores únicos de reservas e campos de produção (gás: Urengoiskoye, Yamburg, Taz, Zapolyarnoye, Medvejie; petróleo: Samotlorskoye, Fyodorovskoye, Salym, Zapadno-Surgutskoye, Sovietskoye).

No sul da Sibéria está incluído entre os cinco maiores do mundo - a bacia carbonífera de Kuznetsk. Para verificar a disponibilidade para o desenvolvimento industrial e de alta qualidade do carvão a bacia carbonífera de Kuznetsk não tem igual na Rússia. Enormes reservas de petróleo e gás estão localizados em áreas remotas da Sibéria, em uma remota taiga pantanosa. No sul do Região de Kemerovo (Distrito de Gornaya Shornya) está desenvolvendo o minério de ferro. A principal bacia de minério de ferro da Região Econômica da Sibéria Ocidental, é ainda pouco desenvolvida, está localizado na Região de Tomsk. Altai contém estoques de mercúrio e ouro. Nos lagos das estepes de Kulundinsk são depósitos de sais diversos.

Sul da Sibéria Ocidental - muito atraente em termos de área de lazer.

Significativas são as florestas e recursos hídricos da Região Econômica da Sibéria Ocidental.

Sibéria nas condições físicas e geográficas é uma área muito importante de desenvolvimento agrícola.


População

Rede das cidades, que se tornou uma base de reassentamento, apareceu na área durante a colonização russa da Sibéria Ocidental no século XVI e XVII (Tomsk, Tiumen, Tobolsk). Após a construção da Trans-Sibéria ferrovia, nas regiões férteis do sul da Sibéria, movido a multidão liberado da servidão dos camponeses. Sibéria Ocidental se tornou o maior produtor de produtos agrícolas, especialmente produtos lácteos e trigo. O rápido crescimento da população na Sibéria Ocidental está ligado à industrialização na era soviética.

Agora, na Região Econômica da Sibéria Ocidental são 2/3 da população da macrozona Ocidental. A densidade populacional média na Sibéria Ocidental - 6 pessoas por km². Dado residentes alojamento são muito desiguais. As áreas mais densamente povoadas do sul ao longo da Trans-Sibéria ferrovia. Na taiga são povoadas, principalmente os vales fluviais, a densidade populacional da tundra - apenas 0,6 pessoas por 1 km².

Mais de 90% da população da Sibéria - Rússo, é também o lar de nacionalidades indígenas, mas sua participação é pequena. Por exemplo, os Khanties e Mansies são de apenas 1,5% em suas entidades territoriais nacionais.

Coeficiente de urbanização da Região Econômica da Sibéria Ocidental - 71%. Grandes cidades da Sibéria estão localizadas principalmente no cruzamento de ferrovias e vias navegáveis. A maior delas - Novosibirsk e Omsk.

Em anos recentes, no norte da Sibéria Ocidental cresceram as cidades modernas, com base no petróleo e crescente indústria do gás.

Região Econômica da Sibéria Ocidental - o mais oriental de todas as áreas onde existe as cidades-milionários (Omsk e Novosibirsk). Este, bem como o caráter industrial de desenvolvimento na pré-alta proporção da população urbana na Sibéria Ocidental (71%). A área tem uma falta de pessoal, de modo que o petróleo e gás áreas de junco afluxo significativo de visitantes.


Economia

No seu potencial econômico a Região da Sibéria Ocidental ocupa a terceira posição depois do Central e os Urais Regioes Economicas. Região da Sibéria Ocidental se destaca no extração e transporte de petróleo, gás, carvão e metais ferrosos e metalurgia não ferrosa, construção de máquinas, indústria química. Grande valor da produção de grãos de trigo duro.


Indústria

Região Econômica da Sibéria Ocidental ocupa o primeiro lugar na produção de gás, petróleo e carvão. Portanto, a indústria dos combustíveis é um líder em todos os aspectos. Sibéria é uma empresa líder na produção de metais não ferrosos, produção significativa estão concentradas na região de Kemerovo (Novokuznetsk, Gurievsk). Metais não-ferrosos atribuídos no Belovo (zinco), Novokuznetsk (alumínio), Novosibirsk (lata).

Indústria química da Sibéria Ocidental é representada na região de Kemerovo (fibras químicas, fertilizantes nitrogenados, plásticos, coque), na região de Omsk - borracha sintética, pneus, Territorio de Altai - fertilizantes minerais, fibras químicas, região de Tomsk - resinas sintéticas e plásticos.

O setor de engenharia na Sibéria Ocidental é atribuído pela indústria pesada. Na região de Kemerovo é a questão dos equipamentos de mineração e metalurgia, no Território de Altai - a liberação de produtos de transporte (automóveis) e engenharia de tractor. Em todas as grandes cidades da Sibéria são representados pelo complexo militar-industrial.

Fileiras florestais da Região da Sibéria Ocidental entre as mais só na região de Tomsk e da República de Altai. Basicamente, esta é a fase inicial do ciclo de processamento de madeira.

Agricultura

Complexo condições naturais para a agricultura na Sibéria Ocidental causar o desenvolvimento de indústrias de superfície (criação de gado leiteiro e de carne, batata e legumes). E só no sul da Região da Sibéria Ocidental, nas zonas de estepe e floresta-estepe atribuídos produção de grãos (trigo). Na criação de animais na Sibéria Ocidental é dominado pelo gado nas planícies e ovelhas nas montanhas. No norte da Sibéria Ocidental representado pelo pela criação de renas (no sul - o cultivo de renas especial para chifres - pantos, a produção de medicamento Pantocrinum) e apicultura.


Transporte

Importância para e Sibéria é o transporte. A prioridade é dada aos oleodutos e gasodutos, ligando a região com os principais consumidores de petróleo e gás na parte européia da Rússia e no exterior. No leste e sul da Sibéria Ocidental é apenas um fio de gasodutos: no oriente - em Omsk-Novosibirsk de Angarsk, no sul  - em Omsk de Pavlodar (Casaquistão). As principais rotas de transporte ferroviário e rodoviário passar pelo sul da Região Econômica da Sibéria Ocidental (ferrovias Trans-Sibéria, Sibéria Média e Sibéria do Sul).




voltar ao topo





Projeto Russo-Brasileiro implementado pelo IDEM
utilização de informações é possível somente com a autorização por escrito do editor
Fundador - Centro Científico IDEM Rússia-Brasil copyright © 2009-2016
mapa do site