SUBDIVISÕES DA RÚSSIA - DISTRITO AUTÔNOMO DE KHANTIA-MANSIA - YUGRA
Geografia
O Distrito Autônomo de Khantia-Mansia - Yugra (Khanti-Mansiyskiy Avtonomniy Okrug - Yugra) está localizado na parte central da Planície da Sibéria Ocidental da Rússia, na bacia dos rios Ob e Irtysh. A sua área é de 534,8 mil km². O Distrito Autônomo de Khantia-Mansia (Yugra) é um membro do Distrito Federal dos Urais.
No norte o Distrito Autônomo de Khantia-Mansia faz fronteira com o Distrito Autônomo de Iamálo-Nenets, no noroeste com a República de Komi, no sudoeste com a Região de Sverdlovsk, no sul com os distritos de Tobolsk e Uvat da Região de Tiumen e no sudeste e leste com a Região de Tomsk e o Território de Krasnoyarsk.
História
A subdivisão federal foi constituída em 10 de Dezembro de 1930 como o Distrito Nacional Ostyako-Vogulsky. Em 1934, ele foi incluído na região do Ob-Irtysh, e mais tarde na Região de Omsk. Em 23 de Outubro de 1940 o distrito foi renomeado como Distrito Nacional de Khanty-Mansi, e em 1944 ingressou na recém-formada Região de Tiumen.
Em 1977, o Distrito Nacional de Khanty-Mansi ganhou o estatuto de autonomia, e em 25 de Julho de 2003 foi renomeado como Distrito Autônomo de Khantia-Mansia (Yugra). É uma subdivisão administrativa independente da Federação Russa na composição da Região de Tiumen.
Subdivisões
O Distrito Autônomo de Khantia-Mansia (Yugra) é composto por 106 municípios, incluindo os 13 distritos urbanos, nove bairros municipais, 26 assentamentos urbanos e 58 assentamentos rurais. O centro administrativo do distrito é a cidade de Khanty-Mansiysk.
População
A população do Distrito Autônomo de Khantia-Mansia (Yugra) possui 1.536.900 habitantes. A densidade populacional é de 2,8 habitantes por km², e a proporção da população urbana de 91,5%.
As maiores cidades do Distrito Autônomo de Khantia-Mansia são: Khanty-Mansiysk (55,7 mil pessoas), Surgut (289,9 mil pessoas), Nizhnevartovsk (239,8 mil pessoas), Nefteyugansk (109,9 mil pessoas), Kogalym (56,3 mil pessoas), Nyagan (53,7 mil pessoas).
No Yugra habitam majoritariamente russos (66%), bem como ucranianos (8,5%), tártaros (7,5%), bashkires (2,5%). O Distrito Autônomo de Khantia-Mansia é um lugar habitado pelos povos indígenas do khanty e mansi, mas seus números são pequenos (cerca de 2% da população total).
Clima
O clima do Distrito Autônomo de Khantia-Mansia (Yugra) é acentuadamente continental, caracterizado por uma rápida mudança nas condições meteorológicas. O clima é fortemente influenciado pelos Montes Urais que protegem a área no oeste e abertura do distrito no norte, onde penetra o ar frio do Ártico.
A temperatura média em Janeiro varia entre -18 e -24 ºC, a temperatura média em Julho varia de +15,7 a +18,4 ºC. As precipitações anuais variam de 400 a 550 mm.
Natureza e recursos naturais
O relevo do Distrito Autônomo de Khantia-Mansia (Yugra) é uma combinação de planícies e montanhas. Os pontos mais altos de Yugra são: o Monte Narodnaya (do Povo), com 1.894 m de altura (pertencente aos Montes Urais Polar) e o Monte Pedy, com 1.010 m de altura (pertencente aos Urais do Norte).
No Distrito Autônomo de Khantia-Mansia correm os rios Ob e Irtysh e 12 dos seus afluentes, bem como muitos rios menores. O número total de rios no Yugra é de cerca de 30 mil
No distrito existem cerca de 290 mil lagos. Os maiores lagos (com área de mais de 100 km²) são: Kondinsky Sor, Leushinsky Tuman, Vandemtor e Tromemtor.
O Distrito Autônomo de Khantia-Mansia está localizado em zonas naturais da floresta, floresta-tundra e tundra (veja mais sobre as zonas naturais). Mais de 52% do território de Yugra é coberto por florestas boreais (taiga). Lá crescem abeto, cedro, lariço e pinheiro. Florestas e pântanos são ricos em cogumelos e bagas.
A fauna do Distrito Autônomo de Khantia-Mansia é extremamente diversificada. No distrito habitam as raposas vermelha e polar, o esquilo, marta, marta zibelina, arminho, doninha, lontra, lebre, toupeira, rena selvagem, alces, etc. Entre as aves encontram-se o ganso, galo, galo preto, perdiz avelã, pato, maçarico, etc. As águas de Yugra são habitadas por 42 espécies de peixes, inclusive de alto valor comercial como: esturjão, salmão branco, peixe branco, schokur, peled, arenque, etc.
Os principais minerais do Distrito Autônomo de Khantia-Mansia (Yugra) são o petróleo e o gás natural. Os maiores campos de petróleo e gás são Samotlorskoye, Fyodorovskoye, Mamontovskoe e Priobskoye.
No distrito são extraídos: o ouro de aluvião e quartzo. Existem depósitos de linhita e carvão, minério de ferro, de cobre, zinco, chumbo, nióbio, tântalo, bauxita, rochas ornamentais, tijolos e argila expandida, areia, águas minerais (com iodo e bromo), etc.
Economia
O Distrito Autônomo de Khantia-Mansia é uma das regiões petrolíferas e de gás da Rússia e uma das maiores regiões produtoras de petróleo do mundo. Yugra ocupa o 1º lugar na Rússia na produção de petróleo e eletricidade, e o segundo lugar na produção de gás natural.
Na produção industrial do Distrito Autônomo de Khantia-Mansia a indústria petrolífera ocupa um 89,4%, a produção de eletricidade 5,5%, a construção de máquinas e o processamento de metais 2,4%, processamento de gás 1,6%, silvicultura e a indústria de madeira 0,24%, a produção de materiais de construção 0,24% e a indústria alimentícia 0,17%.
As condições naturais do Distrito Autônomo de Khantia-Mansia (Yugra) não são favoráveis ao desenvolvimento agrícola. Portanto, a maioria dos produtos agrícolas e alimentos são importados de outras regiões da Rússia. Os agricultores do distrito criam gado e aves. No norte de Yugra são desenvolvidas a criação de renas e animais de pele valiosa e a pesca.
No Distrito Autônomo de Khantia-Mansia os principais modos de transporte são fluvial e ferroviário. Os 29% das cargas são transportadas por via rodoviária e os 2% por via aérea. A extensão total da malha ferroviária do Distrito Autônomo de Khantia-Mansia é de 1.106 km. O comprimento total das estradas é de mais de 18 mil km, dos quais 13 mil km são pavimentados; A extensão das vias navegáveis de Yugra é de 5.608 km.
O Distrito Autônomo de Khantia-Mansia conta com 6.283 km de oleodutos e 19.500 km de gasodutos.
Site oficial do Distrito Autônomo de Khantia-Mansia (Yugra): http://www.admhmao.ru
voltar ao topo
|