FEDERAÇÃO DA RÚSSIA - ANIMAIS E A FAUNA DA RÚSSIA
Os peixes russos
Animais da Rússia: os peixes russos - o Lúcio, Perca, Bagre, Brema e Rutilo.
Fotos e especificações
Peixes da Rússia. Lúcio (Esox lucius)
Peixes da Rússia. O lúcio
Lúcio (lat. Esox lucius) é um dos mais conhecidos peixes predadores na Rússia. Pertence á família de Esocidae.
Este peixe é encontrado em rios, lagos, reservatórios grandes e pequenas lagoas em florestas, mas não evita e as águas salobras. O lúcio habita na bacia do Oceano Ártico - a partir de Murmansk até o rio Kolyma, bem como nas bacias dos mares Báltico, Negro, Azov e Cáspio. Não é encontrado em Kamchatka. E no rio Amur habita outra espécie de lúcio.
Lúcio é um peixe grande. Peixes com o peso de 8 a 10 kg podem ser encontrados quase em qualquer significativo reservatório de água doce. Os lúcios com o peso de mais de 20 kg são raros e principalmente podem ser encontrados nas águas no norte da parte européia da Rússia. O lago Onega é famoso pelos seus lúcios grandes.
Peixes da Rússia. Os lúcios capturados na República da Carélia
O crescimento de deste peixe depende das características hidrobiológicos do reservatório - como alimentação, qualidade e temperatura da água e espaços para a vida. O peso médio do lúcio com um ano de idade é de 50-100 g, com os dois anos - 300-400 g, três anos -500-800 g, quatro anos - 1,2-1,4 kg. Os lúcios com o peso de 8 a 10 kg possuem pelo menos 10 anos de idade, e às vezes 20 anos. Na mesma idade os machos sempre pesam menos que as fêmeas.
Expectativa de vida do lúcio não é conhecida ao certo. A idade máxima de peixes capturados recentemente foi cerca de 35 anos. Mas, talvez, em condições favoráveis o lúcio pode viver até 100 anos.
Peixes da Rússia. Lucioperca ou sudak (Sander lucioperca)
Peixes da Rússia. A lucioperca
Lucioperca ou Sudak (lat. Sander lucioperca) é um peixe predatório da família Percidae. Lucioperca é um peixe valorizado pela sua carne saborosa.
Comparado com a acerina e a perca, sudak é o peixe que mais gosta de calor. Lucioperca habita nos rios limpos e grandes lagos. O peixe tem o corpo longo e a cabeça aguçada. Uma característica da lucioperca é a presença dos grandes dentes colmilhos nas maxilas.
As luciopercas grandes habitam isoladas e alcancem de um metro de comprimento. Esses peixes crescem rápido e em reservatórios com alimentação rica adicionam até 1 kg de peso por ano. Marcado o recorde de peso da lucioperca em 20 kg. A lucioperca se desova quando a temperatura da água chega a 15-16 graus.
Peixes da Rússia. Perca (Perca fluviatilis)
Peixes da Rússia. A perca
Perca (lat. Perca fluviatilis) é um peixe predador da família Percidae. Este peixe é o mais comum em águas doces da Rússia.
Na Rússia, a perca habita na bacia do Oceano Ártico da fronteira com a Noruega e Finlândia ao rio Kolyma. Este é um peixe comum nas bacias dos mares Báltico, Negro e Cáspio. Perca não existe no rio Amur. Perca é artificialmente diluída em alguns reservatórios do Território de Transbaikal (Chita).
Na Rússia são comuns os dois tipos da perca: pequeno, que vivem ao longo da costa, e grandes, que adere a parte aberta do lago. Perca pequena, que é freqüentemente chamada como "perca de ervas" ou "perca costeira", durante todo o verão não deixa a vegetação herbácea e apenas no inverno vai á profundidade. Este tipo da perca tem uma cor mais acentuada verde e cresce lentamente, raramente atingindo mais de 200 gramas de peso.
O tempo de crescimento da perca grande depende das características hidrobiológicos da água: alimentação, qualidade da água, disponibilidade de habitat adequado. O comprimento máximo da perca é de 50 cm, com o peso cerca de 2 kg. A expectativa da vida média deste peixe é de 20 anos.
Peixes da Rússia. Bagre ou siluro (Silurus glanis)
Peixes da Rússia. O bagre
Bagre ou Siluro (lat. Silurus glanis) é um grande peixe predador da família Siluridae. Bagre não tem escama.
Bagre vive em sedentarismo ao lado do fundo na zona calma do reservatório, sobre as margens íngremes e os troncos de árvores afundados. Bagre habita nos rios e lagos da parte européia da Rússia, exceto da bacia do Oceano Ártico.
O tamanho máximo conhecido de bagre é o comprimento de 5 m e o peso de 300 kg. O bagre pode viver mais de 100 anos. Atualmente existem indivíduos não mais que 2,5 m e com peso de 150 kg na idade de 30 anos (rio Ural). Na maioria dos reservatórios habitam bagres com o comprimento de 70-150 cm e com o peso de 5-50 kg.
Peixes da Rússia. Brema (Abramis brama)
Peixes da Rússia. A brema
Brema (lat. Abramis brama) é um peixe da família Cyprinidae. Brema habita nos rios, lagos e mares da Rússia.
Brema é um peixe muito comum. Ele não vive somente em rios da montanha com as correntes rápidas. Existem bremas locais que constantemente habitam no mesmo reservatório, e os recém-chegados - que entram no rio para desovamento. As bremas vivem em grupos, principalmente nos lugares profundos, cobertos com vegetação. No inverno os peixes hibernam nos lugares profundos.
O corpo de uma brema é comprimido lateralmente, as barbatanas são quase pretas. Bremas jovens têm a cor cinza-prateada, os peixes adultos - com partes amarelas e vermelhas. Os maiores bremas pesam cinco ou seis quilos, com um comprimento de corpo de 40-70 cm. Muito raro de se encontrar as espécies maiores – com o peso de mais de 10 kg.
Peixes da Rússia. Rutilo ou peixe ciprínida (Rutilus rutilus)
Peixes da Rússia. O rutilo
Rutilo ou peixe ciprínida (lat. Rutilus rutilus) é um peixe da família Cyprinidae. Rutilo é um dos peixes mais comuns na Rússia. Este peixe é encontrado no norte e no sul, na parte européia da Rússia e na Sibéria. Habita nos rios, lagos e nas águas salobras.
Rutilo tem vários subtipos, marcadamente diferentes na aparência e estilo de vida. Normalmente, o peso do rutilo não exceda 600-700 gramas. Mas em raros reservatórios (por exemplo, em alguns lagos dos Urais) o peixe atinge um peso de 2-3 kg. Rutilo vive cerca de 25 anos.
Veja também:
Vegetação e a flora da Rússia: plantas russas, descrição e fotos - ir
Zonas naturais da Federação da Rússia: mapa e informação - ir
Os maiores rios da Rússia: mapa, fotos e informação - ir
Regiões econômicas da Federação da Rússia: mapa e informação - ir
voltar ao topo
|