FEDERAÇÃO DA RÚSSIA - RECURSOS HÍDRICOS DA RÚSSIA - OS MAIORES RIOS
O Rio Amur - mapa, fotos, informações básicas
Os maiores rios da Rússia - um mapa da bacia do rio Amur (com afluentes)
Para ampliar clique na imagem
Rio Amur - as informações geográficas
Amur é um rio no Extremo Oriente da Rússia, é um dos maiores rios do Nordeste da Ásia. Entre os rios da Rússia pela sua dimensão o rio Amur ocupa o 4° lugar, atrás apenas dos rios Ob, Ienissei e Lena. No ranking mundial o rio Amur ocupa o 9° lugar pelo comprimento (4.359 km) e o 10° lugar - pela área da bacia (1.855 mil km²).
O rio Amur nasce em lugar da confluência dos rios Argun e Shilka, no Território de Transbaikal (Chita). O rio desagua através do Estuário de Amur no Estreito de Tártaro e no Golfo de Sakhalin, em Mar de Okhotsk. O rio Amur tem cerca de 160 afluentes. Os maiores objetos aquáticos da bacia do rio Amur são: os rios Zeya, Bureya, Songhua, Ussuri, Amgun, e o lago Hanka.
A bacia do rio Amur está localizada nas latitudes temperadas da Ásia Oriental. Dentro da bacia do rio Amur são quatro zonas fisiográficas: florestal (florestas de coníferas, decíduas temperadas, e taiga), floresta-estepe, estepe e semideserto (veja mais). A bacia do rio Amur está localizada no território de três países - Rússia (995.000 km², cerca de 54% da bacia do rio), China (44%), Mongólia (quase 2%). A partir desta perspectiva, o rio Amur tem importância internacional e fronteiriça. Isso determina as complexidades no estabelecimento de um regime coerente de proteção e utilização da água, recursos biológicos e outros, bem como os projetos de desenvolvimento econômico.
Pela natureza do vale o rio Amur pode ser dividido em três partes: superior, médio e inferior.
O Amur Superior, que situa-se da confluência dos rios Shilka e Argun até a cidade de Blagoveshchensk (foz do rio Zeya), estendendo-se cerca de 900 km. Aqui, o Amur parece um rio montanhoso. Mais perto da cidade de Blagoveshchensk, as montanhas estão gradualmente afastadas do rio.
O Amur Médio passa entre as cidades de Blagoveshchensk e Khabarovsk para cerca de 1000 km. Neste local o rio Amur corre principalmente em um amplo vale com costas baixas e pantanosas.
O Amur Inferior, da cidade de Khabarovsk até a foz, estendendo-se cerca de 950 km. O rio corre através das planícies vastas do Baixada de Amur, entre os quais há grandes lagos. Abaixo a cidade de Nikolayevsk é o Estuário do Amur, através do qual o rio se conecta com o Estreito de Tártaro.
O rio Amur e muito aquífero e por esta característica está entre os rios mais importantes da Rússia. O débito médio de água anual do rio Amur é 11.000 m³/sec. Especialmente caudaloso o rio Amur está na parte inferior, depois de afluência dentro dele de um dos maiores afluentes - o rio Ussuri.
Os rios da Rússia. O Rio Amur - paisagens
Rio Amur - as informações físicas
Nutrição do rio Amur é dominada pelas águas das chuvas de verão e tempestades (60-70% do escoamento). A nutrição pela neve desempenha um papel menor, porque o inverno nesta região é caracterizado por pouca neve.
O rio Amur congela primeiro na parte superior (início de Novembro), em seguida, no inferior (final de Novembro). O rio Amur começa descongelar-se a partir da parte inferior (final de Abril). No curso superior do rio Amur o movimento dos gelos começa no início de Maio. Final de Julho - inicio de Agosto no rio Amur são caracterizadas por graves enchentes, que são frequentemente acompanhados por inundações devastadoras.
Neste momento a largura da enchente do rio Amur chega a 10-25 km.
O nível da água no rio Amur pode subir para 7-14 metros. Durante as enchentes da primavera, em alguns lugares, há poderosos engarrafamentos de gelo.
Rio Amur – Economia
O rio Amur é uma via fluvial importante do Extremo Oriente. A navegação a vapor russa foi estabelecida no rio Amur em 1854. Atualmente, mais de 30 navios de tipo "rio-mar" realizam tráfego de carga e de passageiros no Extremo Oriente e na região Ásia-Pacífico.
A bacia do rio Amur possui uma grande diversidade de flora e fauna. Nas margens do rio Amur são encontrados os animais e plantas das regiões sul e norte. Aqui é a casa de doninha, marta, tartaruga do Extremo Oriente, alce, veado, tigre de Amur, gato de Amur, urso pardo e negro, bem como a marta zibelina e raposa (veja mais). Alguns representantes da fauna estão ameaçados de extinção e preservados apenas no Extremo Oriente. Em geral, na bacia do rio Amur existem mais de 70 representantes de mamíferos, cerca de 400 espécies de aves, crescendo mais de 5000 espécies de plantas.
Na bacia do rio Amur habitam as 108 espécies de peixes. Entre eles estão espécies de peixes valiosos, tais como: amur preto e branco, truta, carpa, esturjão de Amur, etc.
A bacia e as margens do rio Amur é um lugar de reprodução de peixes e um importante corredor migratório de milhões de aves. Como um objeto de valores globais a bacia do rio Amur tem sido reconhecida como uma das prioridades das regiões ecológicas de água doce do planeta.
Na Rússia, nas margens do rio Amur foram construídas as grandes cidades: Amur, Nikolaevsk-do-Amur, Khabarovsk, Blagoveshchensk, Komsomolsk-do-Amur.
O rio Amur é o fator determinante no desenvolvimento econômico do Extremo Oriente e no bem-estar de habitantes desta área.
Os rios da Rússia. O Rio Amur - Extremo Oriente da Rússia
Rio Amur – os dados principais
Comprimento do rio |
2.824 km (4.359 km com o rio Onon-Shilka) |
Área da bacia |
1.855.000 km² |
Bacia |
do Oceano Pacifico |
Débito de água |
11.000 m³/sec |
Nascente do rio |
confluência dos rios Shilka e Argun (Território de Transbaikal) |
- altitude da nascente |
304 m |
- coordenadas |
53°20′N, 121°28′O |
Foz |
Estuário de Amur (Mar de Okhotsk) |
- coordenadas |
52°59′ N, 141°02′ O |
Fotos: http://www.worldwildlife.org, http://www.photodom.com, http:/www.ruschudo.ru, http://www.northlands.ru, http://sc.khv.ru
Veja também:
Fauna da Rússia - ir
Flora da Rússia - ir
Mapas da Rússia – ir
Usinas hidrelétricas russas: fotos e especificações - ir
Portos marítimos da Rússia – ir
Сonstrução naval da Rússia - ir
Regiões econômicas da Federação da Rússia: mapa e informação - ir
voltar ao topo
|