RIO VOLGA LAGO BAIKAL
RIO OB MAR CÁSPIO
RIO AMUR LAGO LADOGA
RIO LENA LAGO ONEGA
RIO IENISSEI LAGO KHANKA


FEDERAÇÃO DA RÚSSIA - RECURSOS HÍDRICOS DA RÚSSIA - OS MAIORES RIOS
O Rio Lena - mapa, fotos, informações básicas


mapa da bacia do rio lena - recursos hídricos da rússia

Os maiores rios da Rússia - um mapa da bacia do rio Lena (com afluentes)
Para ampliar clique na imagem


Rio Lena - as informações geográficas

Lena é o maior rio do nordeste da Sibéria. O rio Lena nasce nas montanhas ao norte do Lago Baikal e corre até o mar Laptev e Oceano Ártico. O comprimento do rio Lena é 4400 km (3º lugar na Rússia e 10º lugar no mundo), área da bacia é 2.490 km². Lena é o maior rio do mundo, que corre inteiramente na zona de solo permanentemente congelado (permafrost).

O rio Lena forma a fronteira entre dois relevos distintos. A oeste do rio situa-se o Planalto Siberiano Central, coberto por taiga infinita e densa (matas de pinheiro, epícea, abeto, cedro e lariço). Para o leste ficam cordilheiras de Verkhoyansk, Suntar-Hayat e Cherskiy. Esta região é considerada a mais fria no mundo, exceto a Antártica. A área é coberta por matagais dos cedros e pinheiros, onde vivem todos os tipos de animais.

Os principais afluentes do rio Lena são: Vitim, Olyokma, Aldan, Vilyuy.

O Rio Lena essencialmente passa no território da República da Iacútia. Alguns afluentes referem-se a Região de Irkutsk, Território de Transbaikal (Chita) e à República da Buriácia.

O rio Lena pode ser dividido em três partes: parte superior - a partir da fonte até a foz do rio Vitim; parte média - a partir de foz do Vitim até a desembocadura do rio Aldan e a parte inferior - da desembocadura do Aldan até foz.

A fonte do rio Lena é um pequeno pântano, que está localizado a cerca de 10 km do lago Baikal, com uma altitude de 1.470 metros. Toda a parte alta (superior) do rio Lena (até Vitim), ou seja, quase um terço do seu comprimento, passa sobre as montanhas de Baikal. A parte média do rio Lena é um segmento entre as fozes dos rios Vitim e Aldan, com comprimento de 1.415 km. Após a confluência do Vitim, o rio Lena se torna um grande rio de águas altas. Nesta parte a profundidade do rio atinge de 10-12 m, o leito do rio se alarga, se parecem muitas ilhas, o vale alarga-se a 20-30 km. Em ambos os lados do rio crescem espessas florestas de coníferas, quais ocasionalmente dão lugar as prados.

De Olekma a Aldan o rio Lena não tem nenhum afluente significativo. Mais de 500 km Lena ocorre em um vale profundo e estreito, que embutido em calcários. Abaixo da cidade de Yakutsk no rio Lena desaguam dois afluentes principais - os rios Aldan e Vilyuy. O rio Lena torna-se um fluxo de água gigante, cuja largura chega a 10 km (as vezes de 20-30 km), e a profundidade superior a 16-20 m.

Cerca de 150 km do Mar de Laptev começa um extenso delta do Lena. O delta do rio Lena é o segundo pela área em todo o mundo - maior que o enorme Delta do Nilo, e abrange uma área de 38.000 km. Apenas três principais braços do rio Lena atingem, sem interrupção, até ao mar: o ocidental – de Olenek, médio – de Trofimovsk e oriental – de Bykovsk. Todos eles são navegáveis, mas o mais importante é o braço de Bykovsk com comprimento de 130 km, em que os navios vão da Baía de Tiksi, nas margens do que situa-se a “portão marítima” da Iacútia - o porto de Tiksi.


o rio lena - os rios da rússia o rio lena - os rios da rússia o rio lena - os rios da rússia

Os rios da Rússia. O Rio Lena - paisagens



Rio Lena - as informações físicas

O enchimento principal do rio Lena, assim como quase todos os seus afluentes, são derretidas águas de neve e de chuva. A presença em geral do solo permanentemente congelado impede o enchimento do rio pelas águas subterrâneas.

A mais alta temperatura da água na parte superior do rio Lena era de 19 °C, e na parte inferior de 14°C. O rio Lena congela a partir da inferior ao superior e descongela na ordem inversa.

O rio Lena está coberto de gelo durante seis a oito meses por ano, e no verão é usado extensivamente como o principal meio de transporte.

Movimento dos gelos na primavera é muito poder e frequentemente acompanhado por compotas de gelo de grandes dimensões. Cada ano, em Maio e Junho, a água do rio vem por causa da derretida da neve, que causam grandes inundações.


o rio lena - os rios da rússia o rio lena - os rios da rússia o rio lena - os rios da rússia

Os rios da Rússia. O Rio Lena



Rio Lena – Economia

As margens do rio Lena são muito pouco povoadas. Da aldeia à aldeia por centenas de quilômetros estendeu a taiga, e apenas com a aproximação para Yakutsk começa a recuperação. A cidade de Yakutsk foi fundada por um destacamento de cossacos em 1632, na margem direita do rio Lena, chamou a prisão de Yakutsk ou Lena. No início dos anos 40-s do século XX, a cidade foi transferida para a margem esquerda do rio Lena. Agora, esta é uma das maiores cidades do nordeste da Rússia.

O rio Lena é o principal meio de transporte da Iacútia. O rio Lena é navegável dentro de 160 dias na parte superior e menor de 120 dias na parte inferior. A importância do rio em condições da rede de estradas subdesenvolvidas é muito grande.

Em 1985, uma parte significativa do Delta do Lena adquiriu o estatuto de Reserva Natural de Ust-Lensk. Esta parte da taiga, com uma área total de 14.323 km², foi tomada sob a proteção da lei por salvação de 29 espécies de mamíferos, 95 espécies de aves e 723 espécies de plantas. No Reserva Natural de Ust-Lensk vivem, por exemplo, urso, lobo, rena, marta zibelina, tourão siberiano. No delta do rio Lena existem aves muito raras, como cisne da tundra e a gaivota cor-de-rosa (veja mais).

Na bacia do rio Lena existem 12 reservatórios com volume total de água de 36.200,7 milhões de m³.


o rio lena - os rios da rússia o rio vilyuy - os rios da rússia o rio lena - os rios da rússia

Os rios da Rússia. O Rio Lena



Rio Lena – os dados principais


Comprimento do rio

4.400 km

Área da bacia

2.490.000 km²

Bacia

do rio Lena

Débito de água

17.175 m³/sec

Nascente do rio

Montanhas de Baikal

- local da nascente

Região de Irkutsk

- altitude da nascente

1.470 m

- coordenadas

53°59′35″ N, 107°52′58″ O

Foz

Mar de Laptev (Oceano Ártico)

- coordenadas

72°24′2″ N, 126°41′31″ O



Fotos: http://nature.baikal.ru, http://mountain.ru, http://www.yakutsk-photo.ru, http://www.magictaiga.ru, http://www.lensart.ru, http://rybakiohotniki.ru


Veja também:


Fauna da Rússia - ir

Flora da Rússia - ir

Mapas da Rússia – ir

Usinas hidrelétricas russas: fotos e especificações - ir

Сonstrução naval da Rússia - ir

Portos marítimos da Rússia – ir

Regiões econômicas da Federação da Rússia: mapa e informação - ir


voltar ao topo





Projeto Russo-Brasileiro implementado pelo IDEM
utilização de informações é possível somente com a autorização por escrito do editor
Fundador - Centro Científico IDEM Rússia-Brasil copyright © 2009-2016
mapa do site