SUBDIVISÕES DA RÚSSIA - REPÚBLICA DA IACÚTIA (SAKHA)
Geografia
A República da Iacútia (Sakha) está localizada na parte nordeste da Eurásia e é a maior região da Federação Russa. Se a Iacútia foi um pais independente, ela seria em oitavo lugar no mundo por território.
A área total do território continental e ilhéu da Iacútia (com as ilhas Lyakhovsky, Anjou e De Long, quais são incluídas ás Ilhas da Nova Sibéria no Oceano Ártico) é de 3,1 milhões de km². Mais de 40% do território da República da Iacútia (Sakha) está situado acima do Círculo Ártico. O comprimento do território da Iacútia na direção latitudinário é de 2.500 km e na direção meridional é de 2.000 km.
A República da Iacútia (Sakha) tem fronteiras no oeste com o Território de Krasnoyarsk, no sudoeste - com a Região de Irkutsk, no sul – com a Região de Amur e o Território de Transbaikal, no sudeste – com o Território de Khabarovsk, no leste com a Região de Magadan e o Distrito Autônomo de Chukotka.
A costa norte da Iacútia é banhada pelo Mar de Laptev e o Mar da Sibéria Oriental. O comprimento total do litoral da República da Iacútia (Sakha) é de 4,5 mil km. A República da Iacútia (Sakha) é um membro do Distrito Federal do Extremo Oriente.
História
A Iacútia foi a parte do Estado Russo desde meados do século XVII. O desenvolvimento da região foi associado com a mineração. Também na Iacútia foram construídas muitas prisões (penitenciárias), onde os prisioneiros, principalmente políticos, foram deportados.
Em 27 de Abril de 1922 foi fundada a República Socialista Soviética Autônoma da Iacútia. A República da Iacútia (Sakha) foi formada em 23 de Setembro de 1990.
Subdivisões
A República da Iacútia (Sakha) é composta por 34 municípios e 2 distritos urbanos. Os municípios consistem de 365 assentamentos urbanos e rurais (nasleg), incluindo os 31 assentamentos nacionais.
A capital da República é a cidade de Yakutsk. A distância de Yakutsk para Moscou é de 8.468 km, para Khabarovsk – 1.590 km.
População
As cidades da República da Iacútia (Sakha) - Federação da Rússia. Galeria de Fotos
(para ampliar clique na imagem)
A população da República da Iacútia (Sakha) é de 949.347 pessoas e sua densidade populacional é de 0,31 pessoas por km² (uma das menores na Rússia). Apesar da vasta área, a Iacútia é caracterizada pela baixa densidade populacional, devido as condições climáticas muito duras para a vida das pessoas.
Entre a toda população da Iacútia 64,2% são os moradores urbanos e 35,8% - os moradores rurais. As maiores cidades da Iacútia são: Yakutsk (216,8 mil pessoas), Neryungri (65,8 mil pessoas), Mirniy (39,5 mil pessoas), Lensk (24,6 mil pessoas), Aldan ( 24,4 mil pessoas), Udachniy (15,7 mil pessoas), Nyurba (10,2 mil pessoas).
Na República da Iacútia (Sakha) vivem representantes de mais de 120 nacionalidades, incluindo os iacutos - 45,5%, russos - 41,2%, ucranianos - 3,6%, evenkis - 1,9%, evens - 1,2%.
Clima
A República da Iacútia (Sakha), Rússia é a mais fria entre as regiões habitadas do planeta. Galeria de Fotos
(para ampliar clique na imagem)
As condições climáticas da República da Iacútia (Sakha) são caracterizadas como extremos. A Iacútia é a mais fria entre as regiões habitadas do planeta.
O clima na Iacútia é acentuadamente continental e caracterizado por os invernos longos e os verões curtos. A diferença máxima entre as temperaturas médias do mês mais frio - Janeiro e do mês mais quente - Julho é de 70-75 °C. Pela temperatura mínima absoluta (em bacias montanhosas, vales e outras depressões no leste - até -70 °C) e a duração total do período frio (até 9 meses por ano), a República da Iacútia (Sakha) não tem análogos no Hemisfério Norte.
A vida humana e métodos agrícolas na Iacútia exigem abordagens e tecnologias específicas, com base nas condições de cada uma das zonas climáticas e naturais. Assim, em média, a duração do período de aquecimento na República da Iacútia (Sakha) é de 8-9 meses por ano, e na zona ártica o aquecimento é necessário durante todo o ano.
A temperatura média em Janeiro no litoral da República da Iacútia (Sakha) é de -28 °C, nas profundezas do continente a -50 °C. Na área de Verkhoyansk situa-se um dos pólos frio do hemisfério norte e aqui a temperatura chega de -72,2 °C. A temperatura média de Julho no litoral da Iacútia é de +2 °C, na parte central é de +19 °C.
As precipitações médias anuais no centro da Iacútia são de 200 mm por ano, nas montanhas - até 700 mm por ano.
Natureza e recursos naturais
A República da Iacútia (Sakha), Rússia. Galeria de Fotos - Natureza
(para ampliar clique na imagem)
A República da Iacútia (Sakha) é caracterizada por uma variedade de condições e recursos naturais, devido às suas características físicas e geograficas. Mais de 2/3 da área da Iacútia é coberta por montanhas e planaltos, e apenas 1/3 está localizada na planície. O ponto mais alto da Iacútia é o Pico Pobeda (3.147 m), que está na Serra de Chersky.
Quase toda a parte continental da República da Iacútia (Sakha) é uma zona de "permafrost" (o solo permanente congelado) multissecular. A profundidade média da camada congelada é de 300-400 m e na bacia do rio Vilyuy – até 1.500 m (o congelamento máximo de rochas na Terra). Nas montanhas no leste da Iacútia existem 485 geleiras com uma área total de 413 km², que são a fonte de água potável a cerca de 2 mil km³.
Na República da Iacútia (Sakha) existem muitos rios (700 mil rios e córregos) e lagos (mais de 800 mil). O comprimento total de todos os rios da Iacútia possui cerca de 2 milhões de km. Os maiores rios navegáveis são: Lena (4.400 km), Vilyuy (2.650 km), Aldan (2.273 km), Kolyma (2.129 km), Indigirka (1.726 km), Olekma (1.436 km), Anabar (939 km) e Yana (872 km).
A República da Iacútia (Sakha) está localizada em quatro zonas naturais: as florestas de taiga (quase 80% da área), tundra, floresta-tundra e deserto ártico (veja mais). Entre as árvores prevalecem o lariço dahurian (85% da área florestal), cedro, pinheiro, abeto, bétula, álamo e outras. Os recursos florestais da República da Iacútia (Sakha) são estimados em 10,3 bilhões de m³.
A fauna da República da Iacútia (Sakha) é muito rica e diversificada. Nas ilhas da Iacútia habitam as morsas, selos, focas, ursos polares, e no território continental - alces, renas, cervos, carneiros selvagens, veados, ursos pardos, os lobos, e os animais com pele valioso - raposa vermelha, raposa do ártico, marta, arminho, doninha, marta zibelina, etc. A caça para esses animais sempre teve grande importância comercial para os povos indígenas da Iacútia, e peles, a partir do século XVII, em grandes quantidades foram exportadas para a Rússia.
Nas águas da República da Iacútia (Sakha) existem cerca de 50 espécies de peixes, dominadas pelo salmão e peixe branco. A Iacútia também é conhecida como um local de nidificação de mais de 250 espécies de aves. Entre elas estão espécies raras, quais são listadas no Livro Vermelho Internacional, tais como a gaivota-de-rosa, cegonhas brancas e pretas, maçarico-anão e o falcão-gerifalte,
As profundezas da República da Iacútia (Sakha) são ricas em recursos minerais: os diamantes (tubos de kimberlito da plataforma da Sibéria), ouro (jazigos nas bacias dos rios Indigirka e Yana, os cumes de Kular e o sul da Serra de Verkhoyansk), carvão (as bacias carboníferas de Lena, Iacútia do Sul e de Zyriansk), petróleo e gás natural (os depósitos de Ust-Vilyuisk, Sobohainsk, Bodaransk e outros), urânio (o depósito de Elkon com as reservas de mais de 300 toneladas), os metais ferrosos, não ferrosos e raros, o estanho. Pelas reservas potenciais de recursos hidrelétricos (acima de 70 GW) a Iacútia ocupa o primeiro lugar na Rússia.
Na Iacútia situam-se os 90% de depósitos de diamantes na Rússia e a região responde por 95% da produção de diamantes.
Os minerais energéticos (carvão, petróleo, gás, condensado) existem em mais de 20% do território continental da República da Iacútia (Sakha). Atualmente na Iacútia existem 900 depósitos explorados de carvão mineral, lignito e coque. As reservas de petróleo da Iacútia é de 330 milhões de toneladas, do gás natural - 2,4 trilhões de m³, apesar do fato de que geologicamente estudados menos de 10% do território da República.
Economia
Subdivisões administrativas da Federação da Rússia - a República da Iacútia (Sakha). Galeria de Fotos
(para ampliar clique na imagem)
Os principais obstáculos para o desenvolvimento da República da Iacútia (Sakha) são uma posição periférica, econômica e geográfica, as duras condições climáticas, inacessibilidade do território, a dependência da economia e da vida das pessoas da importação de combustíveis e alimentos.
A base da economia da República da Iacútia (Sakha) é a indústria, cujo desenvolvimento está associado principalmente com o desenvolvimento dos ricos recursos naturais.
O ramo principal da indústria da Iacútia é a mineração de diamantes (a empresa "Os diamantes da Rússia - Alrosa"), de ouro (Ouro da Iacútia, Aldanzoloto), de estanho (Deputatskolovo), mica, antimônio, carvão (Yakutugol). São desenvolvidas a produção de gás natural (Yakutgazprom), a indústria de madeira (Yakutles), a produção de materiais de construção, etc. A base de energética da República da Iacútia (Sakha) são hidrelétrica de Vilyuy e as termelétricas de Chulmansk, Yakutsk e Neryungri.
Apesar das duras condições climáticas, na República da Iacútia (Sakha) é suficientemente desenvolvida agricultura. Agricultura da Iacútia especializada na criação de gados (vacas, suínas, ovelhas e cabras por leite e carne, cavalos), no norte - a criação de renas. São desenvolvidas a criação de animais com a pele valiosa, a caça e a pesca. Na Iacútia plantam as culturas especiais resistentes ao frio e culturas forrageiras.
A República da Iacútia (Sakha), Rússia. Galeria de Fotos
(para ampliar clique na imagem)
Até agora, a República da Iacútia (Sakha) é uma das regiões mais isoladas e inacessíveis do mundo em matéria de transporte: 90% do seu território não têm transporte durante todo o ano.
O transporte principal na Iacútia é por água. Durante a navegação, as artérias de circulação principais são os rios (Lena, com seus afluentes Vilyuy, Aldan, Yana, Indigirka e Kolyma). No norte da República da Iacútia (Sakha), as mercadorias são transportadas pela Rota Marítima do Norte.
Na República da Iacútia (Sakha) existe a rodovia federal "Kolyma" (Yakutsk - Magadan) e a rodovia "Vilyuy” (Yakutsk - Vilyuysk - Mirny - Lensk - Ust-Kut - Tulun) (mas a última pode ser usada apenas cerca de três meses por ano).
Na República da Iacútia (Sakha) passa parte da Ferrovia de Baikal Amur (Tynda - Berkakit - Neryungri) e continua a construção da Ferrovia de Amur-Yakutsk.
Na República da Iacútia (Sakha) é bem desenvolvido o transporte aéreo. Lá existem os 32 aeroportos.
Site oficial da República da Iacútia (Sakha): http://www.sakha.gov.ru
Fotos: http://www.ruschudo.ru, http://www.diary.ru, http://www.rosgorod.ru, http://www.yakutiatravel.com, http://www.yakutia-edu.ru, http://www.strana.ru, http://www.russianports.ru, http://www.yakutia24.ru
voltar ao topo
|